one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


"Não dá para enxergar nada", diz jovem que testou simulador de embriaguez

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: participantes simulam como é beber e dirigir ao mesmo tempo

Criado em 29/01/14 17h32 e atualizado em 29/01/14 19h38
Por Ana Elisa Santana Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

O perigo da mistura entre álcool e direção é comprovado por pesquisas em todo o mundo. Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado no ano passado,  20% das vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país haviam ingerido bebida alcoólica na hora do acidente. Mesmo com as estatísticas e o rigor da Lei Seca, que prevê tolerância zero ao consumo de álcool, ainda há quem se arrisca a conduzir veículos após beber.

Para conscientizar os campuseiros que participam da Campus Party Brasil, em São Paulo, o Detran do estado oferece, ao longo do evento, um simulador que reproduz a sensação de conduzir embriagado. Desde a última terça-feira, quando começou o evento, uma média de 10 jovens por hora fez a simulação, que dura de 3 a 5 minutos.

1) Desde a última terça-feira (28), a frequência de testes no aparelho é de 10 jovens por hora. A simulação dura entre 3 e 5 minutos.

No equipamento, o jovem coloca dados como sexo, peso e idade, e seleciona a quantidade de bebida que supostamente ingeriu. A partir daí, o software simula um trajeto feito pelo motorista com reflexos e movimentos alterados.

2) A pessoa informa, no simulador, o sexo, peso e idade e seleciona a quantidade de bebida que supostamente ingeriu


Riscos reais

Para o programador Rodrigo Passos, 21 anos, a experiência é marcante. "Não dá para enxergar nada", relatou logo após sair da simulação. O jovem, que configurou o equipamento para dirigir sob o "efeito" de duas latas de cerveja, afirma que a o simulador é importante para a conscientação. "Quando a pessoa bebe duas cervejas, ela não tem noção do quanto fica alterada", revela.

O software instalado no equipamento exposto no espaço do Detran SP também permite que os jovens dirijam sem efeito algum para que possam experimentar como serão as aulas com simulador das autoescolas. "Para quem não sabe dirigir, é uma experiência melhor do que pegar o carro na vida real, para ter uma noção do que terá que fazer", afirma o estudante João Lucas Ferraz, 17 anos, que vai fazer as aulas neste ano.

3) O software do equipamento do Detran SP permite simular também como serão as aulas com simulador das autoescolas

A partir deste ano, todos que desejarem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão, antes de fazer aulas práticas, passar por cinco horas de atividade em um simulador. A resolução, feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é válida em todo território nacional.


4) A partir deste ano, todos que desejarem tirar CNH deverão passar por cinco horas de atividade em um simulador


Dirigir falando ao celular

Além da ingestão de bebidas alcoólicas, a condução de veículos falando ao celular também oferece riscos à vida do condutor e dos outros. Por isso, o Detran-SP também promove uma campanha de conscientização junto aos campuseiros. Eles recebem um adesivo para colar seus celulares ou GPS no painel do carro que alerta para o perigo de dirigir enquanto se usa o celular ou outros dispositivos móveis

5) Adesivo prende celular ou GPS painel do carro para evitar seu uso durante a direção

Na terça-feira (28), um motorista de uma carreta com caçamba se chocou com uma passarela, matando 5 pessoas. Hoje (29), em depoimento ao delegado que investiga o caso, o condutor teria admitido que falava ao celular com um colega de empresa. O caso segue em investigação.

O adesivo entregue aos participantes da Campus Party traz alguns alertas aos motoristas. Entre eles, cita que o risco de se envolver em um acidente de trânsito é 23% maior quando se está falando ao celular.

O estande do simulador fica aberto em todos os dias da Campus Party, das 10h às 20h.

Leia mais notícias da Campus Party 2014

Edição: Leyberson Pedrosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário