one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


objeto inútil

Imagem:

Compartilhar:

Nem toda criação tem que ser útil, defende hacker

Criado em 19/02/14 18h48 e atualizado em 19/02/14 19h42
Por Portal EBC Fonte:Leyberson Pedrosa

Convidado do Laboratório Hacker. inagurado oficialmente nesta quarta-feira (19) na Câmara dos Deputados, o ativista Ramiro Polla é contrário à ideia de que uma criação tecnológica precisa ter uma funcionalidade. Segundo o integrante do coletivo Tarrafa, de Santa Catarina, um hacker costuma criar por diversão, curiosidade, por ter uma dúvida ou, simplesmente, por tédio. "A pessoa pode começar um projeto sem ter uma ideia", aponta.

No LabHacker, Ramiro Polla apresentou um "gadget" que comprova a premissa de que nem toda criação deve ser útil. Uma caixa ligada ao usb de um computador é acionada pela mão do usuário. Ao contrário de gerar uma ação funcional, o o aparelho busca se auto-desligar. 

Veja como o objeto "não-funciona" na animação abaixo:

Na visão de Polla, "a utilidade pode acabar com o processo criativo". Na defesa do ativista, a "inutilidade" de uma criação pode gerar resultados positivos, como confirmar conhecimento adquirido em uma experiência ou colocar em prova um conceito aprendido na faculdade ou fora dela. 

Mesmo assim, o hacker explica que, normalmente, mais de 90% do trabalho em um hacker space (local onde vários se reúnem para desenvolver ideias a exemplo do Laboratório Hacker) pode ser considerada como útil. É o que concorda o coordenador do Laboratório Hacker, Cristiano Ferri. "Essa liberdade de experimentação é capaz de gerar conhecimentos úteis para a sociedade", analisa Ferri. 

"Lero-lero parlamentar"

Para a maratona hacker (Hackathon) promovida pela Câmara dos Deputados em 2013, Ramiro tentou inscrever um projeto chamado Gerador de Lero-Lero, Parlamentar. O projeto inusitado pretendia usar como banco de dados discursos anteriores dos deputados para gerar textos aleatórios.  Como o próprio jovem defende, projeto não tinha utilidade alguma e por isso não foi aprovado para o hackathon. "Assim como há a arte pela arte, acho importante que tenha a Tecnologia pela Tecnologia", reforça.

Leia também:

Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário