one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


astronomia

Imagem:

Compartilhar:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições

Criado em 12/02/14 16h17 e atualizado em 08/04/15 16h54

Agência FAPESP – Com a expectativa de ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes, a 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas, até 16 de março, para o cadastro das escolas que ainda não participaram da competição.

O evento é direcionado a estudantes de qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas ou particulares. Os alunos com as melhores classificações poderão participar de eventos científicos, como as olimpíadas internacional e latino-americana, além das Jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.

Leia outras notícias sobre Ciência e Tecnologia aqui

A olimpíada é dividida em quatro níveis (os três primeiros para alunos do ensino fundamental e o quarto, para o ensino médio) e o exame será composto por dez perguntas, sete de Astronomia e três de Astronáutica.

A competição distribuirá 33 mil medalhas. Elas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis.

Segundo João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas. “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, afirmou.

As provas ocorrerão no dia 16 de maio, em fase única na sede das próprias escolas participantes.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), que organiza também, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário