one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bombeiros do Rio recebem veículo com nova tecnologia

Imagem:

Compartilhar:

Rio recebe caminhão de combate a incêndio com CO2 líquido

Criado em 14/02/14 14h22 e atualizado em 14/02/14 23h51
Por Flávia Villela Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Bombeiros do Rio recebem veículo com nova tecnologia
Bombeiros do Rio recebem veículo com nova tecnologia (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Corpo de Bombeiros do Rio recebeu hoje (14) um veículo de combate a incêndio dotado de jatos de dióxido de carbono (CO2) líquido, que reduz o tempo de combate ao incêndio.  De acordo com um dos coordenadores do projeto, Moacyr Duarte, a tecnologia tem vantagens sobre os equipamentos tradicionais. O veículo será testado nas próximas semanas em situações reais de combate a incêndio.

Leia mais notícias

“É uma alternativa nas periferias, cidades de médio porte sem redes adequadas de distribuição de água, ou em locais de restrição de água. O veículo tem potencial de aplicação em museus, por exemplo, pois o jato não gera o dano que a água gera”, explicou ao ressaltar que os canhões expulsam a fumaça e baixam a temperatura imediatamente, pois até 60% dele vira gelo seco. “E o jato é airado e não sufoca ninguém”, contou.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), em parceria com a empresa Cdiox Engenharia.

O projeto custou R$ 7 milhões e recebeu financiamento de R$ 5,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos e apoio da White Martins, que adaptou o veículo para o uso da tecnologia. “Parte do dinheiro foi para a construção das instalações destinadas aos testes, compra de instrumentos, como analisadores de gás, termografia de alta resolução”, explicou o coordenador.

Os pesquisadores vão pleitear certificado de Créditos de Carbono para a invenção, visto que os estoques do veículo vão capturar toneladas de CO2 da atmosfera, cuja emissão é uma das causadoras do efeito estufa. Os créditos de carbono são a forma de pagamento feito por empresas poluidoras para atividades de reduzida emissão de gases de efeito estufa. “Você vai poder baratear, por exemplo, o CO2 para uso do bombeiro”, descreveu ele.

A tecnologia não é a mais apropriada para combater incêndios florestais, devido às distâncias e dificuldades do terreno. “O caminhão poderá proteger as edificações quando um incêndio florestal se aproximar delas”.

A Coppe solicitou o registro de patente da tecnologia nos Estados Unidos e pretende exportar o veículo. “Sobretudo em locais com temperaturas de menos 30 graus centígrados em que se gasta muita energia para manter a rede de incêndio fluída”.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário