one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Terra fotografada pelo satélite GOCE, lançado em 2009 para cartografar as variações da gravidade terrestre

Imagem:

Compartilhar:

AEB seleciona projetos para voos em microgravidade

Criado em 16/03/14 12h27 e atualizado em 16/03/14 12h37
Por Andreia Verdélio Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A Agência Espacial Brasileira (AEB) vai selecionar projetos para experimentos em ambientes de microgravidade, que permitem o melhor entendimento e aperfeiçoamento em solo de processos físicos, químicos e biológicos de sistemas e objetos. Os interessados podem se inscrever até amanhã (17).

Essa é a segunda chamada do 4º Anúncio de Oportunidades do Programa Microgravidade da AEB, que prevê três lançamentos do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) entre 2014 e 2016. No formulário de inscrição, o pesquisador já pode escolher para qual voo ele quer seu experimento. A terceira e última chamada desse anúncio está prevista para fevereiro de 2015.

Leia mais notícias sobre tecnologia no Portal EBC

Segundo o gerente do Programa Microgravidade, Carlos Eduardo Quintanilha, além de disponibilizar o ambiente para pesquisa, por meio do voo, a AEB também financia os projetos. Uma comissão de julgamento vai determinar quais serão aprovados e quanto de financiamento vão receber. “Os experimentos enviados variam muito, mas todos propõem algum desenvolvimento científico, tecnológico ou educacional, que é o objetivo do programa”, disse o gerente.

Foi por meio do Programa Microgravidade, criado em 1998, que a AEB viabilizou a ida do astronauta brasileiro Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS), em 2010. “O Brasil tem um programa espacial, eu posso fazer parte do programa espacial e o programa espacial está aí para melhorar a vida de todo mundo. São as três frases que os brasileiros precisam entender e a AEB tem buscado isso por meio de seus programas”, acrescentou o gerente.

Ele explica que experimentos escolares também são muito bem-vindos ao programa. “No voo de 2010 havia um experimento de uma escola de ensino fundamental de São José dos Campos. Eles são válidos, experimentos mais simples, mas que mostram o efeito da falta da gravidade em algum objeto ou sistema. O importante é que colocam o aluno para participar do programa espacial, se inserir, descobrir o que é um foguete, quais as etapas; o aluno faz parte da missão”.

O Brasil tem desenvolvido bem a tecnologia espacial, segundo o gerente. “O Brasil tem o melhor veículo para lançamentos de microgravidade de 6 a 10 minutos, que é VSB-30. O programa espacial europeu deixou de fabricar foguetes e compra os foguetes brasileiros para fazer seus lançamentos, então nessa parte [o programa brasileiro] está muito bem.”

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário