one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


exoesqueleto paciente

Imagem:

Compartilhar:

Com exoesqueleto, paraplégico chuta bola antes do jogo entre Brasil e Croácia

Criado em 12/06/14 15h05 e atualizado em 02/01/15 16h35
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A partida inaugural da Copa do Mundo, disputada neste momento entre Brasil e Croácia na Arena Corinthians, o Itaquerão, foi marcada por um grande momento da ciência. Pouco antes do jogo ter início, em uma das laterais do campo, o jovem paraplégico Juliano Pinto usou um exoesqueleto para chutar bola e marcar o início da Copa do Mundo no país.

O equipamento foi desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Foram poucos minutos de apresentação no estádio e apenas alguns segundos de transmissão pela TV, mas Nicolelis comemorou o momento pelo Twitter: “We did it” (Nós conseguimos, em inglês), escreveu o cientista na rede social.

A cerimônia de abertura da Copa foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) Joseph Blatter. Em duas ocasiões, ainda antes do começo da partida, Dilma foi alvo de críticas e gritos ofensivos dos torcedores. Na primeira, a presidenta foi ofendida no encerramento da cerimônia de abertura. Em seguida,  pouco antes do início do jogo, voltou a ouvir críticas da arquibancada. Dilma nem o presidente da Fifa fizeram discursos hoje na Arena Corinthians.

Confira os bastidores do projeto:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No entanto, a Fifa divulgou um comunicado conjunto, assinado por eles e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e enviado à imprensa por e-mail, em que eles pedem aos governos, à sociedade civil, à comunidade do futebol e aos torcedores que promovam a paz e combatam toda forma de discriminação durante e após a Copa do Mundo.

“Hoje nos empenhamos não só pela vitória no esporte, mas pela vitória da paz. O Brasil, as Nações Unidas e a Fifa gostariam de dividir uma mensagem de paz, tolerância e respeito pelos direitos humanos. Unidos pelo espírito coletivo com os jogadores, árbitros e torcedores do mundo todo, juntamos nossas vozes para lutar contra todas as formas de discriminação e a favor do respeito mútuo, independentemente de gênero, raça, origem étnica, orientação sexual, religião ou classe. Estes são valores universais e anseios que nos comprometemos a continuar a promover nesta Copa do Mundo da Fifa e além dela”, diz a mensagem, assinada conjuntamente pelas três autoridades.

O jogo de abertura da Copa é acompanhado hoje por milhares de pessoas, que lotam a Arena Corinthians e enchem o estádio nas cores verde e amarelo. Do lado direito do estádio, principalmente na arquibancada provisória, um grande grupo de torcedores croatas também assistem ao jogo.

Leia mais notícias no Portal EBC

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário