one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eclipse lunar nesta terça-feira (15) criou o fenômeno da Lua Sangrenta

Imagem:

Compartilhar:

Superlua enfeitará o céu no Dia dos Pais

Criado em 10/08/14 11h22 e atualizado em 10/08/14 11h52
Por Mariana Jungmann Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Lua Sangrenta - 2
O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a lua mais próxima da Terra, vai resultar hoje (10) no fenômeno conhecido como superlua (Marcello Casal Jr./Agência Brasil )

O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a lua mais próxima da Terra, vai resultar hoje (10) no fenômeno conhecido como superlua. Segundo informações do Observatório Nacional, às 15h09 (hora de Brasília) teremos o instante da Lua cheia e às 14h43 a Lua estará a 356.896 km da Terra, no momento de maior proximidade. Depois disso, a Lua vai estar cheia no céu por toda a noite.

Saiba mais sobre o fenômeno da superlua

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em cidades onde o tempo estiver bom e o céu sem nuvens será possível observar o fenômeno. No Rio de Janeiro, por exemplo, isso poderá ser feito por mais de 12 horas, uma vez que a superlua vai nascer às 17h40 e se pôr às 6h41.

A superlua acontece sempre quando há Lua nova ou cheia e quando o satélite está em aproximação máxima com a Terra. O fenômeno ocorre seis vezes por ano e neste domingo será a de maior proximidade em 2014.

Ainda neste ano o fenômeno acontecerá de novo no dia 8 de setembro, mas nesse dia a Lua só estará cheia a partir das 22h38. Em 2015 a superlua com maior proximidade da Terra será no dia 28 de setembro, quando a Lua estará a 356.877 km. Alem disso, o instante de maior aproximação e da Lua cheia vão diferir em apenas dois minutos.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário