one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba como foi feito o Multicâmeras do especial Lupicínio Rodrigues: O Amor deve ser Sagrado

Criado em 26/09/14 12h30 e atualizado em 26/09/14 13h42
Por Daniel Roviriego

O especial produzido para a web Lupicínio Rodrigues: O Amor deve ser Sagrado trouxe uma inovação para os sites especiais da EBC – Empresa Brasil de Comunicação: a tela multicâmeras.

Por meio de tal aplicação, o público pode visualizar imagens captadas por câmeras diferentes em uma mesma filmagem e selecionar seus ângulos favoritos. No caso do especial para a Internet, a canção escolhida foi a interpretação de Ney Matogrosso, Zé Renato e banda para “Nervos de Aço” de Lupicínio Rodrigues.

A produção do Multicâmeras dentro do especial Lupicínio Rodrigues da EBC, fez uso de  tecnologias de código aberto, também chamado de Softwares livres. Em todo o desenvolvimento do projeto, foi usado o sistema operacional GNU/Linux, tanto para edição dos vídeos e programação do aplicativo. 

Antes da criação da página, o processo teve início com a reunião, edição e sincronização do material das câmeras independentes. O trabalho foi feito no Lightworks,  um software de edição não-linear de vídeo. Os quatro vídeos foram então exportados um a um separadamente após a sincronia. Por meio do software de código aberto FFmpeg, o material foi posteriormente processado para diminuição de tamanho e retirada da faixa de áudio de três dos vídeos. Somente uma das câmeras carregou com ela o áudio da música.

O recurso utilizado para recriar a sincronia dos vídeos nos navegadores e, consequentemente, permitir a fruição pelos internautas foi o "Synchronize.js".  Uma biblioteca de funções escrita na linguagem de programação Javascript, a ferramenta possibilita que um vídeo seja estabelecido como "mestre" de sincronia (no caso, o com áudio) e os restantes "escravos" que acompanham o tempo de execução com precisão, na execução do conjunto de vídeos total. A biblioteca foi escrita auxiliada num outro player de vídeo de código aberto programado também na linguagem Javascript chamado VideoJS .

É interessante notar que a biblioteca Synchronize.js foi originalmente escrita para possibilitar a sincronia de apresentações de slide shows e vídeo-aulas para o Open Cast Matterhorn que é uma plataforma de gerenciamento e captura de vídeos voltadas para Educação. Ou seja, um software que tinha um fim educativo em uma aplicação, acabou sendo retrabalhado para uma finalidade cultural no especial da EBC.

Multicâmeras

Na aplicação multicâmeras do especial, o usuário pode escolher o seu ângulo favorito ao passar o mouse por cada uma das telas ou ao digitar os números 1, 2, 3, ou 4. O "design de interface" - que abrange todos os aspectos de como o usuário interage com os conteúdos -  do multicâmeras da página especial "Lupicínio Rodrigues: O Amor deve ser Sagrado” foi utilizado para planejar e aplicar a interação propriamente dita. Quando o internauta seleciona uma das telas, ela aumenta de tamanho em relação às outras e ganha maior nitidez.

A experiência do usuário também ganha força com o conjunto de vídeos em estilo "responsivo", isto é, que mantêm a proporcionalidade de acordo com a tamanho da tela do internauta. Por exemplo, se é um iPad com tela de 9 polegadas, uma tela de 14 ou 23 polegadas,os 4 vídeos sempre serão apresentados na mesma proporção.

HTML 5

No mesmo sentido, deve-se falar  que o projeto todo não seria possível sem a linguagem HTML5, a quinta versão do HTML, base de criação das páginas na internet.Esta nova versão traz importantes mudanças quanto ao papel da linguagemc no mundo da internet, como novas formas de acessar conteúdos multmídia nos navegadores, além de várias outras mudanças e implementações. O acesso a vídeos neste caso foi a mídia privilegiados deste especial.

Acesse o Multicâmeras em: http://www.ebc.com.br/lupicinio/nervos-de-aco e o especial completo em http://ebc.com.br/lupicinio

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário