one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Nasa confirma oceano em Lua de Júpiter

Criado em 14/03/15 13h31 e atualizado em 14/03/15 15h58
Por Redação Fonte:Portal EBC

O Telescópio Espacial Hubble descobriu a lua Ganímedes, que está localizada na órbita de Júpiter.  Ela possui um oceano que fica embaixo de uma crosta superficial de gelo, e isso faz com que haja indícios da existência de vidas no planeta, afirmou a Nasa nessa quinta-feira (12).

De acordo com informações de agências internacionais, a descoberta resolve um mistério relacionado a maior lua do sistema solar após a nave Galileo, já aposentada, ter fornecido pistas sobre a existência de um oceano abaixo da supefície Ganímedes enquanto cumpria uma missão exploratória ao redor de Júpiter e de suas luas, entre 1995 e 2003.

Ganímedes possui um núcleo fundido que gera um campo magnético amalgamado que unido com o de Júpiter forma uma interessante dinâmica visual. Essa junção gera a formação de duas faixas auroras brilhantes nos pólos norte e sul de Ganímedes.

Quando o campo magnético de Júpiter é alterado, faz com que agite as auroras de Ganímedes.  Cientistas mediram os movimentos e descobriram que os efeitos visuais se mostram mais restritos do que deveriam.

A lua Ganímedes, agora, se junta a uma crescente lista de satélites que possuem uma camada de água abaixo da superfície. Eles estão localizados nas partes mais afastadas do sistema solar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário