one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Telescópio Kepler descobre novos planetas

Imagem:

Compartilhar:

Vídeos explicam astronomia; assista

Criado em 27/03/15 15h24 e atualizado em 08/04/15 16h57
Por Univesp TV

Confira a série Universo, com entrevistas com cientistas que observam os céus e investigam a evolução do cosmos. Aqui você pode conferir entrevistas com astrônomos, astrofísicos, cosmólogos e com um físico de particulas sobre o que a ciência já sabe e o que a ciência ignora sobre o mundo que nos rodeia.

Observar sem ver

A astrônoma Zulema Abraham conversa com Mônica Teixeira e explica como é possível "ver" o cosmos por medições de radiação.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Observar Sem Ver

 

Outros como o nosso

Neste programa da série Universo, Mônica Teixeira entrevista Sylvio Ferraz Mello sobre o nosso sistema solar e também sobre outros semelhantes que os astrônomos vem descobrindo na nossa vizinhança. O Doutor Sylvio Ferraz Mello é professor aposentado do Instituto de Astronômia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Outros como o Nosso

 

Galáxias: a nossa, as outras

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista Laerte Sodré Jr., do Departamento de Astronomia do IAG/USP, sobre a Via Láctea, a galáxia que vivemos, e sobre outras - as que estão à nossa volta. Esta conversa caminhou e acabou mais longe: Em dois dos mistérios que o universo coloca para os cientistas de hoje.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo: Gálaxias - A nossa, as outras

A era da precisão

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista José Ademir Salles de Lima, do Departamento de Astronomia do IAG/USP. O professor conta a história da investigação dos cientistas sobre a evolução do universo e explica o papel dos telescópios espaciais para que a ciência da cosmologia entrasse na era da precisão.


 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - A era da precisão

Uma estrela muito especial

Neste programa, Mônica Teixeira conversou com o astrônomo e professor da USP, Augusto Damineli sobre a Estrela Eta Carinae, um sistema de duas estrelas localizadas há 8 mil anos luz de nós. Essa estrela foi descoberta em 1997 justamente pelo nosso entrevistado.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Uma Estrela Muito Especial

Buraco Negro: quem veio primeiro?

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista o astrofísico João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, sobre os buracos negros especiais - aqueles que ocupam o centro das galáxias e também o centro das atenções do pesquisador Steiner nos últimos anos. Quem veio primeiro, perguntam-se os cientistas - os buracos negros, ou as galáxias?

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Buraco Negro: Quem Veio Primeiro?

Cometas contam histórias

O professor e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP,   Enos Picazzio fala sobre cometas - esses pequenos objetos que viajam pelo sistema solar com suas caudas iluminadas. Aos astrônomos, os cometas contam histórias sobre o tempo em que o sol e os planetas estavam se formando, bilhões de anos atrás.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Cometas Contam Histórias

O cosmo e as partículas

A física de particulas trata de altas energias e o universo primitivo possuia altas temperaturas, temperatura e energia são conceitos similares, é o que explica o professor Rogério Rosenfeld. nesse contexto se trabalha com a física de partículas elementares. Confira o que Rosenfeld explica sobre as partículas do cosmo. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - O cosmo e as partículas

 

De grão em grão

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista Walter Maciel, astrofísico da USP, sobre a química das estrelas, o porquê as estrelas são as fabricas de elementos químicos do cosmos, e como grãos de poeira que vagam pelo espaço entre as estrelas ajudam a formar mais estrelas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - De Grão em Grão

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário