one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Escola técnica do Rio inaugura planta de energia solar para formação de pessoal

Criado em 07/06/15 11h27 e atualizado em 07/06/15 11h32
Por Flávia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, começa a operar nesta semana a planta fotovoltaica, que vai gerar energia limpa e renovável, e capacitar professores ao ensino da energia solar e, sobretudo, formar técnicos que sejam habilitados a instalar plantas similares.

A miniusina, com potência de 6 quilowatts-pico (kWp), teve investimentos de R$ 80 mil, e integra a carteira de projetos do Programa Rio Capital da Energia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis). O projeto também recebeu apoio da agência alemã de fomento Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da Light Esco. As instalações ficaram a cargo da empresa Eudora Solar.

Coordenador do projeto e professor do Cefet, Mamour Sop Ndiaye, explicou que a miniusina é capaz de atender o consumo elétrico médio de três famílias. Em julho, a planta será utilizada em uma nova etapa do curso de capacitação de professores do Cefet e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Paralelamente, foi iniciada a formação dos primeiros profissionais de nível técnico em energia fotovoltaica. De acordo com Ndiaye, o primeiro grupo de alunos especialistas na tecnologia deverá estar completamente formado no segundo semestre de 2016. O professor explicou que um dos maiores problemas atualmente, na instalação de painéis fotovoltaicos, tanto no Rio quanto no Brasil, é a falta de técnicos habilitados nessas instalações.

Com a miniusina instalada, o centro agora se prepara para produzir o próprio painel fotovoltaico, em vez de o adquirir pronto. O novo projeto envolve a instalação de outra planta fotovoltaica, de 1 kWp, cuja energia gerada vai ser usada para iluminar o pátio da escola.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário