one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Arquivo/Rafael Neddermeyer/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

OAB debate desafios do mercado de venda de vídeo e música pela internet

Criado em 18/06/15 15h34 e atualizado em 18/06/15 16h24
Por Da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Advogados, cantores e compositores debateram nesta quinta-feira (18) os impactos e desafios legais do novo mercado de músicas e vídeos online por assinatura ou aluguel – streaming – na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ). Os direitos e estrutura econômica de mercado também foram discutidos no evento. O setor movimentou, em 2014, mais de U$15 bilhões somente na área fonográfica e obteve cerca de 60 milhões de usuários, segundo a OAB.

Computador

Mercado de streaming movimentou em 2014 US$ 15 bilhões só na indústria fonográgicaAntonio Cruz

O cenário da indústria de streaming no Brasil passa por mudanças de entretenimento no modelo de negócio. De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Materiais e Entretenimento da OAB-RJ, Fábio Cesnik, isso acontece tanto na indústria da música como no mercado de games e audiovisual.

"Esse sistema se modificou para os produtos serem vendidos unitariamente em download, ou seja, você comprava a música, baixava no seu computador, mas agora com as novas tecnologias, o streaming, as plataformas de conteúdo sob demanda, passa a ter acesso a toda uma biblioteca, todo um conteúdo virtual mediante ao pagamento de uma assinatura única. Isso mexe basicamente com a cadeia de receitas, aquela receita que era por conteúdo, passa a estar em uma plataforma que você tem uma diversidade de conteúdos", explicou Cesnik.

O volume de dinheiro repassado pelas plataformas é muito menor do que era passado pela indústria do fonográfica. Por causa disso, há opiniões divergentes em vários aspectos sobre o momento em que o mercado está passando, segundo o presidente da comissão.

"Há quem entenda que não passa de um momento onde a gente tem que esperar que o crescimento do número de assinantes aumentará a massa de recursos e, portanto, o meio virtual terá bastante dinheiro para remunerar esses artistas. Há quem pense que vai ter um colapso no processo de criação. Eu sou um pouco mais da tese de que a gente está passando simplesmente por uma acomodação de mercado", disse Cesnik.

Já o cantor e compositor Roberto Frejat acredita que os valores estão defasados. A seu ver isso se deve a um modelo que ainda está se instalando e sendo descoberto. Para ele, esse é o futuro do consumo de música e tem um potencial muito grande. No entanto depende das pessoas que precisam se acostumar a pagar por música, como já foi. Hoje, o consumidor paga menos para ter muito mais."Espero que dê certo, tem tudo para dar certo. A gente quer ajudar, mas a gente quer justiça e coerência na remuneração", frisou.

Diante dessa nova tecnologia, a classe artística  artista, segundo Frejat, chega sempe atrasada na parte dos negócios, por estar compondo. "A gente tenta ficar  mais próximo do momento onde se discute o modelo do negócio para poder sermos bem remunerados em relação ao aproveitamento das nossas obras”. Na sua opinião, o streaming é a coisa mais razoável que se encontrou até agora para o consumo de música ser justo, tanto para quem consome como para quem faz".

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário