one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Butantan amplia fábrica e aumenta produção de soros para 750 mil doses por ano

Criado em 12/08/15 16h32 e atualizado em 12/08/15 16h40
Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Instituto Butantan finalizou obras de modernização e ampliação de sua fábrica de soros e estoques para atender aos novos padrões exigidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fabricação de medicamentos. O novo prédio do Laboratório de Artrópodes, onde são criadas as aranhas e escorpiões que fornecem veneno para a produção de soro, já está pronto.

““Teremos produtos ainda melhores, e poderemos fazer mais soro para atender à demanda brasileira. Também vamos ajudar países que não têm soros de qualidade. Teremos controle maior sobre a produção e, com isso, melhorar e contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Nossa produção passará de 400 mil doses para 750 mil por ano”, disse o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

 Foram investidos nas obras R$ 43 milhões da Fundação Butantan e do governo federal. Cerca de R$ 21 milhões foram usados na reforma da fábrica de soros. Atualmente, o Instituto produz 13 diferentes tipos de soro para tratamento em caso de acidentes com animais peçonhentos, raiva em humanos, botulismo, difteria e tétano.

A unidade passa agora por etapas de qualificação de equipamentos e instalação de mobiliário. Depois disso, será submetida à avaliação da Anvisa para obter os certificados necessários para entrar em operação, o que deve ocorrer em fevereiro de 2016.

Segundo a direção do Instituto Butantan, a fábrica de soros conta com alto nível de automação, principalmente no processo de fracionamento de plasma. Foram comprados 28 novos equipamentos e reformados dois tanques de 1.200 litros.

Jorge Kalil informou que o Butantan está renovando o parque fabril das vacinas, que também não se encaixava nas novas especificações da Anvisa. “Isso é bom para o Brasil, porque cada vez mais vamos nos equiparando a outros países”.

Segundo o diretor, o Butantan está terminando a segunda fase do ensaio clínico da vacina contra a dengue, com um pequeno grupo de pessoas. “Assim, logo começaremos a fase 3, na qual serão imunizados 17 mil indivíduos, entre vacinados e placebos, para vermos quão eficiente é a vacina em uma dose só”.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário