one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

De olho no céu: acompanhe a chuva de meteoros Perseidas

Criado em 12/08/15 21h06 e atualizado em 12/08/15 21h25
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Nesta madrugada, acontecerá o pico de visibilidade para a chuva de meteoros Perseidas, a partir das 3h (horário de Brasília). Chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região com fragmentos espaciais deixados por cometas ou asteroides. O fenômeno está ativo desde o meio de julho e vai até o final de agosto, tendo a madrugada de 12 para 13 de agosto como seu pico.

Aqui do Brasil, as pessoas poderão ver as estrelas cadentes e fazer os seus pedidos, mas quanto mais ao norte o observador estiver, melhor será a visibilidade. De acordo com a Agência Espacial Norte Americana – Nasa, este será um dos melhores anos para observar o fenômeno porque ele coincide com a lua minguante. A Agência irá transmitir pela internet a chuva de meteoros Perseidas com imagens captadas a partir do Marshall Space Flight Center, às 23h (horário de Brasília).

Saiba mais sobre o fenômeno

A chuva Perseidas acontece anualmente, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em sua trajetória ao redor do sol, passa pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Esses detritos, que são pedaços de gelo e poeira com mais de 1.000 anos de idade, se queimam ao adentrar a atmosfera da Terra, criando uma das mais visíveis chuvas de meteoros do ano.

O pico da chuva de meteoros Perseidas, embora possa ser vista a olho nu praticamente em todo o mundo, será melhor visualizada no hemisfério norte, quando até 80 meteoros por hora podem ser observados cortando o céu, incluindo bólidos (bolas de fogo).

A incidência de meteoros aumenta depois que o radiante na constelação de Perseu aparece sobre o horizonte, o que se dá às 3 da manhã, mais ou menos, na direção nordeste. A taxa de meteoros esperada para as latitudes da região sudeste é baixa, menos de 10 por hora, mas os Perseidas têm um histórico de serem muito brilhantes.

Um fato curioso sobre a chuva de meteoros Perseidas é que ela é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo EarthGrazer, que são meteoros que surgem no horizonte e parecem subir em direção ao ponto mais alto do céu (zênite), como se estivessem escalando o firmamento. Esses tipos de meteoros são bastante comuns na chuva Perseidas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário