one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Congresso discute caminhos para a biorrefinaria integrada no Brasil

Criado em 28/09/15 20h17 e atualizado em 28/09/15 20h33
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Apesar de ser o país da biomassa e de resíduos da biomassa gerados pelo agronegócio, o Brasil ainda não tem o conceito de refinaria integrada, ou seja, fazer, a partir da biomassa, tudo que é feito atualmente com o petróleo que, além de combustíveis e derivados, gera produtos para a indústria petroquímica, disse o engenheiro químico Eduardo Falabella, que preside o 3º Congresso Internacional de Catálise para Biorrefinarias (CatBior), aberto hoje (28) no Rio de Janeiro.

O evento ocorre pela primeira vez nas Américas e se estenderá até o próximo dia 30. Nesse período, discutirá propostas que aprofundem o uso da biomassa. Para Falabella, essas discussões são importantes para que o Brasil tenha todo o processo integrado. “O que nós estamos estudando aqui [no congresso] são caminhos possíveis, a partir de biomassa, para a gente chegar a ter essa biorrefinaria completa, integrada, onde a gente chegue até os produtos clássicos da petroquímica por outras rotas”. Atualmente o país tem duas grandes refinarias na área de biomassa, voltadas para o etanol e o biodiesel.

De acordo com o engenheiro, os profissionais e lideranças de 23 países que participam do 3º CatBior estão estudando, por exemplo, como fazer querosene para aviação a partir de biomassa. “A gente está estudando como fazer outros tipos de combustível que sejam capazes de substituir o diesel, a partir, por exemplo, de bagaço de cana”, disse à Agência Brasil.

Outras possibilidades em análise, segundo ele, incluem a obtenção de monômeros - moléculas ou compostos químicos de baixa massa molecular, e que reagem entre elas dando origem a outros compostos - para gerar outros tipos de plástico que possam substituir produtos derivados do petróleo e como desenvolver outros combustíveis alternativos que substituam a gasolina, “não só o etanol, não só o álcool”, disse.

O congresso discutirá também propostas na área da chamada química verde, que engloba produtos de alto valor agregado que venham da matéria-prima vegetal encontrada no Brasil. Por exemplo, como fazer combustível a partir de algas ou fabricar novos aromatizantes a partir de plantas. Segundo Falabella, que também é consultor da Petrobras, a ideia é gerar caminhos que possam substituir, com vantagem, aqueles que existem a partir do petróleo.

O 3º CatBior, de acordo com o engenheiro, é “altamente científico” e ocorre a cada dois anos. A primeira edição foi na Espanha e a segunda, na China. O próximo congresso será em um país da Europa. O Brasil sediará o evento de novo daqui a seis anos.  As conclusões do encontro serão reunidas em uma publicação que será encaminhada a todos os governos participantes do CatBior.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário