one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudante no computador

Imagem: Woodley Wonder Works/Flickr

Compartilhar:

Metade dos adolescentes acha que seus amigos têm comportamento de risco na internet | PComBr | Ano 03 #63

Criado em 25/07/16 19h08 e atualizado em 25/07/16 21h54
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

Uma pesquisa recente do Unicef revelou dados preocupantes sobre o uso da internet pelos adolescentes. Segundo o estudo conduzido em 25 países, cinco em cada dez jovens acham que seus amigos têm comportamento de risco na rede; e 80% dos jovens acreditam que adolescentes correm risco de sofrer abuso sexual online. O Ponto Com desta segunda (25) conversou sobre isso com Mário Volpi, coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, e Rodrigo Nejm, da Safernet Brasil.

No dia em que se celebra o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, Amanda e Morillo também bateram um papo com o youtuber PHCôrtes, de 14 anos, que tem se destacado na rede com vídeos em que resgata a história de heróis e heroínas negros brasileiros.

 

6'25" Mário Volpi, coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes, do Unicef, comenta a pesquisa sobre os riscos corridos pelos jovens na rede

 O estudo “Perigos e possibilidades: crescendo online” foi feita com 10 mil jovens de 18 anos em 25 países, incluindo o Brasil.  "A pesquisa mostra que os jovens têm consciência de que a internet é um espaço de oportunidade, mas também um espaço no qual você sofre assédio, cyberbullying ou discriminação", diz. Volpi ressalta que pensar que compartilhar momentos íntimos com os amigos na rede e achar que a divulgação ficará restrita àquele grupo é ingenuidade. Ouça no podcast outros comportamentos de risco na web.

19'30" Rodrigo Nejm, da Safernet Brasil, fala sobre os cuidados na navegação

Para Nejm, os jovens devem refletir de forma mais crítica sobre brincadeiras aparentemente inocentes que reproduzem a discriminação do mundo real na rede. "Os adolescentes não percebem, às vezes, a diferença entre uma 'zoeira' e onde aquilo deixar de ser brincadeira e passa a ser uma violência", aponta.

 35'30" O youtuber PHCôrtes fala sobre seu canal sobre heróis negros brasileiros

O vlogueiro participa nesta semana do Festival Latinidades em Brasília, que celebra mulheres negras na América Latina. Segundo Côrtes, uma das dificuldades para colocar os vídeos no ar é a falta de literatura sobre cultura negra no país, mas o retorno do público compensa o esforço. "Outro dia recebi um comentário de uma menina dizendo que tinha orgulho se ser negra por causa dos meus vídeos", conta.

 

 

Músicas do programa (clique para ouvir ou baixar)

2'08" As Bahias e a Cozinha Mineira - Ó Lua - Mulher

15'27" Tássia Reis - No Seu Radinho  - Tássia Reis

41'22" Elza Soares - Maria da Vila Matilde - A Mulher do Fim do Mundo  

46'28" Rico Dalasam - Relógios - Orgunga

51'03" Anelis Assumpção - Minutinho - Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários

 

 

Ouça o programa na íntegra:


 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário