Programação

TV Brasil presta tributo a Elza Soares neste sábado (22/1)

Show "Carioca da Gema" foi realizado em 1999 no Teatro João Caetano

Publicado em 21/01/2022 - 13:45 e atualizado em 21/01/2022 - 14:28
Veículos: TV Brasil
Categorias: Variedades
Exibição em: TV Brasil

Em homenagem a consagrada cantora e compositora Elza Soares, que morreu na última quinta (20), aos 91 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil resgata uma performance histórica da artista neste sábado (22), às 22h30, no especial Grandes Musicais, com o espetáculo "Carioca da Gema".

 

Elza Soares no palco com sua voz inconfundível

 

O canal apresenta o show gravado com exclusividade pela TVE/RJ, em 1999, no palco do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Preservada no vasto acervo da emissora, a edição da série MPB Especial combina interpretações inesquecíveis e depoimentos de Elza Soares numa entrevista franca em tom intimista.

Então com 69 anos na época, a diva mostra seu talento em composições autorais como "Lata D’água" com o timbre inconfundível e a rouquidão característica de sua voz. A força da sua presença de palco também é um dos destaques que marca a trajetória de suas apresentações.  

 

Elza Soares fez história na música popular brasileira

 

A seleção musical é emocionante. Além de cantar suas obras, Elza ainda solta a voz em um repertório diverso com canções de outros músicos como "Trem das onze", "Chove chuva", "Meu limão, meu limoeiro", "Mamãe passou açúcar em mim", "País Tropical" e "Zazueira".

 

Reconhecimento internacional

Com carreira marcante no samba e apaixonada pelo gênero, Elza Soares foi uma das pioneiras como intérprete de samba-enredo em agremiações como Salgueiro e Cubango, mas fez história mesmo na sua escola de coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

Elza Soares marcou época no samba carioca

 

Além de ser a voz da verde e branco por três oportunidades nos anos 1970, ainda gravou o sucesso "Salve a Mocidade". Na Avenida, a artista fez história ao desfilar como rainha de bateria em 2010 e quando foi tema do enredo da agremiação em 2020.

Com sua ginga e malemolência, Elza Soares também transitou por diversos gêneros musicais, como jazz, hip hop e MPB, além da trajetória que a aproximou ao samba. A discografia reúne mais de 30 álbuns na carreira.

 

Elza Soares combinava talento vocal e presença de palco

 

O reconhecimento nacional expandiu as fronteiras. A cantora fez parcerias incríveis e turnês em vários países. Elza Soares conquistou diversos prêmios importantes do mercado fonográfico como o Grammy Latino e o WME Awards.

Em 1999, ela foi eleita pela Rádio BBC, de Londres, como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para celebrar a chegada do ano 2000. Além disso, Elza Soares apareceu na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

 

Elza Soares tinha um timbre de voz inconfundível

 

Natural do Rio de Janeiro, Elza Soares nasceu em 1930 em uma família humilde e desde a infância tinha o sonho de cantar. Os planos se concretizaram com seu talento e a jovem iniciou a carreira na década de 1950. Na vida pessoal, ela enfrentou relacionamentos turbulentos e tragédias com a morte de seus filhos.

A artista faleceu no dia 20 de janeiro de 2022, de causas naturais, no Rio de Janeiro. A data coincide com a da morte, em 1983, de um dos seus ex-maridos, o jogador de futebol Mané Garrincha, uma de suas grandes paixões na vida.

 

Playlists no Spotify

A Rádio MEC e a Rádio Nacional homenagearam a cantora Elza Soares e levaram ao ar conteúdos especiais em suas programações. Os sucessos da artista podem ser ouvidos em playlist no perfil da Rádio Nacional no Spotify (clique aqui para ouvir).

As emissoras públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também resgataram entrevistas e atrações históricas com a artista. Ao completar 90 anos em 23 de junho de 2020, Elza Soares foi homenageada nos programas Viva Maria e Rádio Sociedade.

 

Elza Soares em apresentação preservada pelo canal público

 

 

#VemVer

A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela "A Escrava Isaura" (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.

Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.

Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.

 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

 

Serviço
Especial Grandes Musicais – sábado, dia 22/1, às 22h30, na TV Brasil

 

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil