X

Digite sua busca e aperte enter

Planejamento Estratégico da EBC

Publicado em 13/04/2018 - 20:18

O ano de 2016 trouxe grandes mudanças para a EBC, tendo em vista o novo ambiente institucional, econômico e tecnológico do país e no qual a EBC está inserida. Este ambiente, associado aos novos direcionamentos proferidos pelos administradores da Empresa, refletiu em sua estratégia de atuação.

Frente a isto, em 2017 foi realizada a revisão do Planejamento Estratégico, visando adequá-lo ao novo ambiente, o que resultou na elaboração do novo Mapa Estratégico. O Mapa tem a função de nortear o cumprimento da missão da Empresa de criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas, diante do momento atual e traduz a visão e a estratégia de atuação da EBC mediante um conjunto amplo de objetivos que direcionarão as decisões dos gestores e o desempenho institucional a ser alcançado.

O Mapa tem o propósito de definir e comunicar aos gestores, empregados e à sociedade, de modo claro e transparente, o foco e a estratégia de atuação estabelecidos para o futuro da EBC e a forma como suas ações impactarão nos resultados desejados. Objetiva, também, as decisões sobre a alocação de esforços e recursos.

A metodologia utilizada na revisão do Plano Estratégico foi a mesma aplicada por ocasião da elaboração do Plano Estratégico 2012-2022 (Balanced Scorecard – BSC) e contou com o auxílio da empresa Symnetics Consultoria Empresarial Ltda. A Empresa realizou entrevistas com o corpo diretivo para entender quais são os desafios futuros da EBC, analisando a estratégia em vigor, o ambiente interno e externo, a projeção para o futuro, os desafios internos e externos e os projetos em andamento. Tudo isso para viabilizar a elaboração do novo Mapa Estratégico, de acordo com a atual realidade da empresa.

O Mapa, resultante de todo este processo é composto por 10 objetivos estratégicos, divididos em três perspectivas que representam o encadeamento lógico de sua estratégia de atuação. Cada perspectiva abarca um conjunto de objetivos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela EBC tendo em vista sua visão de futuro e cumprimento de sua missão institucional.

A perspectiva de resultados compreende as ações que a EBC deve perseguir para atender às expectativas das partes interessadas (sociedade, Governo, parceiros e empregados). A perspectiva de processos internos retrata as ações prioritárias nas quais a EBC deverá buscar excelência para maximizar seus resultados. Por fim, a perspectiva de recursos identifica ações e inovações nas áreas de gestão de pessoas, de orçamento, tecnológia e comportamento organizacional, necessárias para assegurar o crescimento e o aprimoramento contínuo da Empresa.

O novo Plano Estratégico 2018-2022 é o instrumento norteador da gestão institucional e se constitui em fonte primária e declaração objetiva dos resultados a serem perseguidos pela EBC durante os próximos cinco anos.

A tarefa de realizar plenamente a estratégia da EBC cabe a cada empregado e cada gestor, em suas áreas de atuação, no somatório das contribuições individuais e na responsabilidade de todos para com a missão da Empresa.

É preciso olhar o presente para responder aos desafios do futuro.

O novo Mapa Estratégico foi aprovado em reunião da Diretoria Executiva-DIREX (Deliberação nº 86/2017), no dia 13 de novembro de 2017, e no CONSAD, em 27 de novembro de 2017 (Deliberação nº33/2017).

Os próximos passos serão a aprovação pelo Conselho de Administração - CONSAD dos Projetos Estratégicos e dos indicadores que foram redefinidos no mesmo processo de discussão do Mapa e já estão aprovados pela Diretoria Executiva-DIREX. Tão logo forem aprovados pelo CONSAD e publicados, será dado início ao monitoramento e à realização das Reuniões de Acompanhamento da Estratégia – RAE.

Compartilhar: