Feira da Música de Fortaleza acontece até este sábado (24/8)

Imagem:

Compartilhar:

Feira de Fortaleza promove interação entre bandas e estimula mercado alternativo

Criado em 26/08/13 21h07 e atualizado em 26/08/13 21h49
Por Leandro Melito - Portal EBC

Fortaleza - A décima segunda edição da Feira da Música de Fortaleza, realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, apresentou uma variedade de bandas nos palcos Rock Cordel e Brasil Independente, no Centro Dragão do Mar, localizado na região central da capital cearense.

O evento recebeu representantes de diversas regiões do país, como é o caso da banda gaúcha "Dingo Bells", que esteve pela primeira vez na região Nordeste e tocou na noite de sábado (24) no palco Rock Cordel.

Leia também:

Artistas debatem possibilidades da música independente [2]

Diferentes gerações de músicos independentes interagem na Feira da Música [3]

“É muito bom receber um público que está aberto à música nova, música autoral, rock independente”, considera o guitarrista da banda, Felipe Kautz. A banda surgiu em 2008 e mantém o trabalho de forma independente. Rodrigo Fischmann considera que “o processo é mais penoso, mas os frutos são mais interessantes”.

“Tu consegue observar onde está chegando a música, ter um contato pessoal com o público que a gente faz muitas vezes via internet, via facebook, redes sociais. O pessoal vai comentando no boca a boca e procura na internet, e aí, uma coisa alimenta a outra”, avalia.

Além de um maior contato do artista com o público, Felipe considera que trabalhar dessa maneira permite “que todo mundo aprende a fazer um pouco de tudo”. Tem que aprender a mexer em internet, tem que aprender a divulgar, fazer imprensa, pensar em estratégias, vídeos. Permite fazer um tanto de tarefas que antes não era possível”.

Confira em vídeo a entrevista com os integrantes da banda Dingo Bells

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A banda sergipana "The Baggios" está na estrada desde 2004, também de maneira independente. Hoje com apenas dois integrantes, guitarrista e baterista, a banda participou pela segunda vez do evento. “A experiência da Feira estreita a relação entre produtor e banda.Por isso, acabamos fazendo mais contato com outros grupos”, considera Julio Andrade, guitarrista e vocal da banda. “A gente está circulando sempre, fazendo questão de participar de eventos como esse, que faz com que a gente entre em contato com outras bandas, conheça produtores, faça show para um público diferente. A gente está sempre buscando fortalecer mais essa relação, porque o meio independente é isso”, avalia.

Confira em vídeo a entrevista com a banda The Baggios

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Um dos produtores musiciais presentes no evento, Pena Schmidt considera que as bandas iniciaram o caminho de buscar o seu público para sustentar seus projetos por meio de alternativas de financiamento como o crowdfunding . "O público é quem define hoje o tamanho da banda, a sustentabilidade da banda, o futuro da banda. A s pessoas hoje em dia já tem  essa noção de comunidade bem estabelecida, acho que o público se sente bem adotando e suportanto seus artistas de uma forma direta”, avalia.

Confira em video entrevista com o Pena Schmidt

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para o coordenador da Feira, Ivan Ferraro, o evento atingiu o resultado esperado, apesar de dificuldades financeiras para sua realização. “Com todas as dificuldades nós conseguimos realizar o evento em toda sua plenitude. Nós conseguimos manter uma programação musical diversificada, rica e intensa. Acho que a gente sai da Feira 2013 com uma perspectiva pra uma feira 2014 muito bem direcionada. mexendo mais uma vez com as políticas e as ações da música brasileira”, avalia.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário