A cordelista Marialva Bezerra, a Querindina, veio da cidade de Esperança, na Paraíba, para a 12ª edição da Flip (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Imagem:

Compartilhar:

Comércio informal lota ruas de Paraty por conta da Flip

Criado em 01/08/14 09h47 e atualizado em 01/08/14 13h10
Por Flávia Villella Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil [2]

Cordelista Marialva Bezerra, a Querindina, na Flip 2014
A cordelista Marialva Bezerra, a Querindina, veio da cidade de Esperança, na Paraíba, para a 12ª edição da Flip (Fernando Frazão/Agência Brasil) (Fernando Frazão / Agência Brasil)

Se dentro das tendas da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) as atenções estão voltadas para os autores no palco, do lado de fora, fica difícil deter o olhar com tantas atrações nas ruas do centro da cidade. A variedade impressiona: artistas itinerantes, cordelistas, tarólogos, artesãos, quituteiras, músicos e artistas de rua, pintores e índios de diferentes partes do Brasil mostram suas habilidades.  As noites frias de Paraty não desanimam os visitantes que permanecem nas ruas, nos bares e restaurantes após as programações da Flip. E é nessa hora que o comércio informal  ocupa as estreitas calçadas de pedras coloniais.

Leia mais:

Flip debate papel do urbanismo para construir uma cidade mais democrática [3]

Questão indígena ganha destaque no terceiro dia da Flip [4]

Especialistas defendem políticas públicas de incentivo à leitura [5]

O integrante da etnia Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios em Alagoas, Sarapó Wakanan veio à Paraty pela primeira vez para expor o artesanato feito em sua aldeia.  “Esta venda é uma forma de divulgarmos nossa cultura, reafirmarmos nossa existência e também uma forma de sobrevivência da aldeia”, contou.

Ele contou que  várias pessoas o abordaram para perguntar se era índio de verdade. “Porque eu estava vestido. Já se passaram 500 anos e não ficamos mais pelados. Não deixaremos de ser índio por causa disso, pois índio não está na roupa, está no conhecimento, na vivência e nos costumes”, contou ele.

O artista pernambucano de cordel Edmilson Santini usa do repente para atrair seu público. Você sabe o que é rima? Rima é como estou contando, um versinho embaixo, outro em cima e a gente vai arranjando. Nisso já tem poesia, poesia que daria boa rima com beleza, daí se forma um poema que desenvolve o tema e agora por gentileza vejam este pequeno folheto em minha mão, é folheto de cordel escrito em bom papel, na capa ilustração, canta.  Autor de mais de 70 obras, ele costuma vir a Paraty durante a Flip. Segundo ele a feira é uma vitrine para o seu trabalho. Com sua lábia e rima, fica difícil não comprar pelo menos um cordel que é vendido a R$4. “Mas se quiser, faço três por R$10, aí funciona a matemática”, explicou o artista.

O artesão Marcos dos Santos, conta que as vendas são intensas até a madrugada. “A cidade não pára. Durmo tarde e acordo cedo para aproveitar ao máximo. Descansar, só quando acabar a Flip”, contou ele que faz brincos e colares artesanais.

Editora: Valéria Aguiar

Tags:  Flip [6], Parati [7], artistas itinerantes [8], cordelistas [9], tarólogos [10], artesãos [11], artistas de rua [12], pintores [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário