Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que você não pode perder no carnaval de Salvador

Criado em 05/02/16 12h22 e atualizado em 06/02/16 09h55
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

"Ah, que bom, você chegou!
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
a cidade de Luz e prazer
correndo atrás de um trio" ♫

A capital baiana reúne milhões de foliões em uma festa que começa antes do feriado de carnaval e resiste bastante a se encerrar na quarta-feira de cinzas. Na cidade dos tambores afro, berço do axé e onde nasceu o trio elétrico, são muitas as opções para cair a folia, e o Portal EBC reuniu algumas das que consideramos imperdíveis para quem pretende aproveitar toda a energia e tradição de Salvador tem a oferecer:

Corra atrás de um trio elétrico!

Ao ver as mega estruturas dos trios elétricos atuais, é difícil imaginar que o primeiro deles, criado por Dodô e Osmar em 1950, era apenas um carro com amplificadores, que quebrou durante seu primeiro desfile e precisou ser empurrado pelos foliões. Hoje, muitos reclamam dos preços dos abadás para curtir a folia dentro das cordas, mas sempre há os foliões pipoca, que aproveitam a festa mesmo sem gastar dinheiro. Este ano, a cidade tem uma programação completa de trios sem corda; confira [2]. Seja com seu abadá ou pulando na pipoca, não há para onde fugir: quem se dispõe a passar o carnaval em Salvador precisa estar preparado para a experiência única que é correr atrás de um trio. Não perca esta chance!

Vai ficar em casa? Assista à transmissão do carnaval de Salvador pela TV Brasil [3]

Blocos Afro no Pelourinho

Antes de 1975, o carnaval de Salvador era dominado por marchinhas que ainda hoje são tradicionais no restante do país. Mas com o nascimento do Ilê Aiyê, começaram a ganhar espaço os blocos afro, que prezam pelo protagonismo negro na cidade em que a maioria da população é afrodescendente.

João Jorge Rodrigues, do Olodum é convidado do Espaço Público
Os instrumentos e as roupas dos integrantes do Olodum carregam as cores da bandeira da Etiópia

As fortes cores que remetem a países da África e o ritmo dos instrumentos de percussão, cujos tambores pulsam como corações, dão identidade a esses blocos que ainda hoje se apresentam especialmente no circuito Batatinha, que tem uma programação completa no Pelourinho. Entre os mais conhecidos está o Olodum, que já foi indicado, inclusive, a um prêmio Grammy Latino, e desfila também nos outros circuitos de Salvador. Os blocos Afro também desfilam em outros circuitos, como o Osmar (Campo Grande), mas se você quer conhecer um pouco mais a fundo essa tradição e sentir a energia dos tambores da Bahia, o Pelourinho é passagem obrigatória durante o carnaval.

Rádio Educadora FM de Salvador conta um pouco sobre a importância desses blocos para a população negra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Blocos Afro são tradição no carnaval de Salvador - Rádio Educadora FM Salvador

Filhos de Gandhy

Quem vai ao carnaval de Salvador não esquece do clima de paz deixado na avenida após a passagem do afoxé Filhos de Gandhy. Com a filosofia inspirada nas mensagens de paz de Mahatma Gandhi, o grupo mistura a Índia com a religião africana e ganha as ruas de Salvador ao som do agogô, carregando sprays que deixam a avenida com aroma de alfazema. Muitos artistas participam do grupo, entre eles o cantor Gilberto Gil. 

Conheça mais sobre a história do afoxé na Rádio Educadora FM de Salvador:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Tradicional desfile dos Filhos de Gandhy pelas ruas de Salvador - Rádio Educativa FM

E como o Filhos de Gandhy é formado apenas por homens, há 37 anos foi criado o afoxé Filhas de Gandhy, que nasceu com o propósito de levar às ruas as esposas, amigas, namoradas dos homens do bloco tradicional. O conceito das Filhas de Gandhy hoje se transformou em participação ativa de mulheres engajadas política e artisticamente na defesa dos direitos da mulher.

Afoxé Filhas de Gandhy
Afoxé Filhas de Gandhy. Foto: Antonello Veneri/Facebook/Afoxé Filhas de Gandhy


Encontro de trios na Praça Castro Alves

A praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião 

Quem passa pelo circuito Osmar (Campo Grande), no centro de Salvador, aproveita a folia pulando por toda a Avenida Sete de Setembro, que termina na Praça Castro Alves. E é ali outro ponto da capital baiana que já foi palco de grandes encontros durante o carnaval.

Atualmente, a Praça tem uma programação especial [4], que acontece em todos os dias de folia. Mas é na terça-feira que a festa ganha ar especial: a despedida dos dias de festa acontece com o tradicional encontro de trios, que reúne artistas queridos do povo baiano. Esta parte da festa não faz parte da programação oficial do Carnaval de Salvador, mas já é tradicional e esperada pelos fãs do axé. Vale passar por lá para dizer um "até logo" ao carnaval.

Carnaval de Salvador - Circuito Osmar (Campo Grande)
Carnaval de Salvador - Circuito Osmar (Campo Grande). Foto: Tatiana Azeviche/Setur Bahia

Pôr do sol da Barra

Carnaval de Salvador - Concentração do Circuito Dodô no Farol da Barra
Carnaval de Salvador: concentração do Circuito Dodô no Farol da Barra. Foto: Vitor Brian/flickr/Turismo Bahia

É fato que para conhecer bem o carnaval de Salvador, você precisa passar pelos dois maiores circuitos do carnaval: Barra-Ondina (Dodô) e Campo Grande (Dodô). A praia da Barra é o ponto de concentração dos trios elétricos que desfilam no circuito Dodô, e o visual é uma vantagem a mais para quem resolve pular carnaval por lá. Como o circuito foi planejado para os desfiles, a avenida é mais larga - facilitando a vida dos foliões pipoca, que podem aproveitar a música dos trios sem tanto aperto quanto no circuito Osmar. E se você escolher algum trio com horário de saída próximo ao pôr do sol, ainda ganha de presente um visual daqueles. Não é a toa que o Farol da Barra é um dos cartões postais da Bahia. Imagine, então, aproveitar essa paisagem sentindo a brisa do mar e cantando com seu bloco preferido?

Polos Alternativos

A diversidade é o ponto forte do carnaval de Salvador. Independente se você gosta de axé, samba, rock, pop: existe uma festa que vai te agradar. Este ano, a novidade é o Beco das Cores, com programação dedicada a dar visibilidade ao público LGBT. A capital baiana também tem o Carnaval Rock, que este ano tem apresentação de 36 bandas, além do Terreiro do Samba, da Torre de DJs... é só escolher e se jogar na folia! 

Carnaval Salvador Pelourinho
Carnaval Salvador com bloco tradicional no Pelourinho

Confira a programação completa do Carnaval de Salvador [5]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário