one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foliã no Cordão do Boitatá, no centro do Rio de Janeiro

Imagem: Fernando Maia | Riotur

Compartilhar:

Caia na folia: confira o blocos imperdíveis do carnaval do Rio em 2016

Criado em 02/02/16 06h30 e atualizado em 03/02/16 17h44
Por Portal EBC

Nem só de sapucaí é feita a folia carioca! As ruas do Rio de Janeiro também são tomadas por blocos dos mais variados tipos e públicos. E o clima de festa já se instalou na Cidade Maravilhosa pouco depois do réveillon, quando, no dia 4 de janeiro, nove blocos deram início, de forma não oficial, à festa mais aguardada do ano.

A antecipação dos desfiles é feita desde 2009 pelo coletivo Desliga dos Blocos como forma de protesto à série de regras da Prefeitura, que só inicia o calendário oficial no dia 16 de janeiro. Neste ano, foram autorizados 505 blocos - e cancelados 23 destes no último dia 27.

Entre oficiais e não oficiais, as opções são tantas que qualquer um pode ficar perdido. Para te ajudar na missão de ter uma folia inesquecível, listamos atrações imperdíveis do carnaval de rua do Rio de Janeiro, que acontece antes e durante a Folia do Momo. Dê uma olhada nas sugestões, monte sua programação e divirta-se!

Cordão do Boitatá

Cordão do Boitatá, bloco de rua do carnaval carioca

Cordão do Boitatá, bloco de rua do carnaval carioca. Foto: Max Lovy/Divulgação

O tradicional e popular Cordão do Boitatá sai em cortejo pelo centro do Rio no pré-carnaval, e no domingo de carnaval se concentra em um palco na Praça XV, sempre tocando marchinhas e trazendo atrações musicais durante todo o dia. Já são 20 anos fazendo história na folia carioca. O bloco reúne uma multidão, e a experiência é quase obrigatória para quem está no Rio: dê pelo menos uma passadinha em algum momento do dia. O pessoal se fantasia em peso e a energia é contagiante.

Quando: 07 de fevereiro de 2016, domingo, às 9h

Concentração: Praça XV de novembro - região central do Rio de Janeiro

Boi Tolo

2016 é um ano especial para o Cordão do Boi Tolo. O já tradicional bloco carioca completa dez verões de muito charme e alegria. Hoje ele arrasta uma multidão pela zona central do Rio, mas nasceu por acaso e foi batizado no mesmo instante com esse nome que esbanja ironia e bom humor (nos dias atuais, certamente ganharia o título de Boi Trouxa).

No carnaval de 2006 os foliões chegaram à Praça XV para o famoso Cordão do Boitatá, mas encontraram o local às moscas. Como alguns deles estavam com instrumentos musicais, ali mesmo resolveram improvisar um desfile e criaram, assim, o Cordão do Boi Tolo, que desde então colore as manhãs de domingo da folia carioca até desaguar na histórica Praça XV, congregando a multidão com o Boitatá.

O Boi Tolo não usa carro de som, os músicos desfilam junto à galera, tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão. É um dos blocos mais acolhedores e animados da cidade, não falta fantasia e adereços nos foliões. É um show de criatividade. O bloco, que não é oficial do Carnaval do Rio, ainda não confirmou o local de saída, mas tradicionalmente se concentra no domingo de manhã, antes de fazer um passeio incrível pelo centro histórico da cidade.

Quando: 07 de fevereiro de 2016, às 9h

Local de saída: a confirmar (centro do Rio)

Sargento Pimenta

Beatles e samba dá certo? Dá e muito! Tanto que o bloco responsável por essa mistura arrasta milhares pela Zona Sul do Rio. É só chegar no twist and shout e entoar os clássicos do quarteto de Liverpool com muito samba no pé. No ano passado, o bloco reuniu 180 mil no Aterro do Flamengo. É uma aventura digna de qualquer grande festival de rock. A quem estiver disposto a passar pelos perrengues de uma alta concentração de pessoas, uma coisa é garantida: um repertório daqueles!

Quando: 08 de fevereiro de 2016, segunda-feira, às 10h

Concentração: Aterro do Flamengo, entre o Mam e a Marina da Glória (Zona Sul)

Cacique de Ramos

Originário do subúrbio carioca de Ramos, o bloco Cacique de Ramos completa 55 anos em 2016 e é um dos mais tradicionais do carnaval da Cidade Maravilhosa. Sua madrinha é ninguém menos que Beth Carvalho. Além da folia, o bloco tem histórico de resistência e já revelou grandes talentos do samba como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e o grupo Fundo de Quintal.

Quando: 07, 08 e 09 de fevereiro de 2016 (domingo, segunda e terça), às 18h

Concentração: Av. Graça Aranha (Centro do Rio)

Viemos do Egyto

Viemos do Egyto, bloco de rua não oficial do carnaval carioca

Viemos do Egyto, bloco de rua não oficial do carnaval carioca. Foto: Reprodução/Facebook

Que mara, mara, maravilha ê!, Egito, Egito ê!...

A mistura do Brasil com o Egito e todo o seu charme pra dançar bonito desembarca na folia carioca, com muitas cleópatras, faraós e glitter dourado. A diversidade de cores e amores é sua marca registrada. Viemos do Egyto é uma boa opção para quem quer dançar um som baiano até se acabar, longe de multidões. O bloco toca axé com caixas de som embutidas numa bicicleta, a Bananobike - já conhecida por marcar presença em outros blocos divertidos como Bunytos de Corpo e Minha Luz é de Led. Até Caetano Veloso já deu pinta no bloco em outros carnavais...

O Viemos é tão alternativo que só confirma dia, local e horário de saída com pouquíssimo tempo de antecedência, mas geralmente dá o ar da graça na terça de carnaval à noite, no centro da cidade, próximo à Cinelândia. É preciso ficar ligado na página deles no Facebook.

Quando: a confirmar

Local de saída: a confirmar (centro do Rio)

Orquestra Voadora

Uma fanfarra moderna e eclética toma conta do Aterro no Flamengo, na Zona Sul do Rio, desde 2008. E a cada ano aumenta o número de foliões que se aglomeram para ver a Orquestra Voadora. Em 2015 foram mais de 100 mil pessoas. O bloco conta também com bastante gente fantasiada e usando pernas de pau.

Quando: 09 de fevereiro de 2016, terça-feira, às 15h

Local de saída: Aterro do Flamengo, altura da Praça Luís de Camões (Zona Sul)

Amigos da Onça

Amigos da onça, hoje tu não vai jantar, vraw, vraw...

Do axé aos Mamonas Assassinas, sem esquecer de Gonzaguinha, o bloco Amigos da Onça reúne um vasto repertório em ritmo de marchinha, contagiando os foliões por onde passa, sem precisar de carro de som. O bloco tem uma música-tema, com direito a coreografia, que mesmo quem não conhece logo trata de aprender.

O desfile chega a parecer, em certo momento, um belo flash-mob felino, com muita gente fantasiada e brilhante. O Amigos da Onça não faz parte do Carnaval Oficial do Rio e ainda não confirmou dia  horário nem local de saida. Geralmente também percorre as ruas do centro de madrugada e se mostra uma agradável alternativa para quem quer se divertir longe de muvucas e com vestimentas criativas.

Quando: a confirmar

Local de saída: a confirmar

Céu na Terra

Desfile do Bloco Céu na Terra, em Santa Teresa
Desfile do Bloco Céu na Terra, em Santa Teresa. Foto: Publius Vergilius | Riotur

Se for para iniciar o Carnaval no calendário oficial da folia, sábado é dia de Céu na Terra. E não se espante com o horário: 8h da manhã. É de manhãzinha mesmo que os foliões começam a subir a ladeiras de Santa Teresa atrás do Céu na Terra, que sai no Largo dos Guimarães. Com instrumentistas performáticos e uma orquestra de sopro que encanta, o bloco desfila desde 2001 e reúne gente a perder de vista no charmoso bairro carioca.

O calor típico da estação não impede a folia e, na verdade, encoraja os moradores de Santa Teresa a jogarem baldes d'água para refrescar a galera que capricha nas fantasias e dança ao som de marchinhas, sambas e frevos.

Quando: 6 de fevereiro de 2016, sábado, às 8h.

Local: Largo dos Guimarães, em Santa Teresa. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário