Quando se enfrentaram pelo turno do Campeonato Brasileiro, em jogo válido pela 18ª rodada, o Botafogo bateu o Santos por 1 a 0 no Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Botafogo recebe o Santos no primeiro jogo que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil

Criado em 01/10/14 16h02 e atualizado em 01/10/14 19h27
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Vencer a Copa do Brasil – e ficar com a vaga na Libertadores que é assegurada ao campeão – é, neste momento, o grande objetivo de Botafogo e Santos, que entram em campo nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, no jogo de ida pelas quartas de final do torneio. Faturar o mata-mata é a última chance dos alvinegros de salvar a temporada: sem conquistarem os campeonatos estaduais e longe das primeiras posições na corrida pelo título brasileiro, a Copa do Brasil virou prioridade tanto para o Botafogo quanto para o Santos.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmite o jogo a partir das 19h, em transmissão exclusiva para a internet. Para ouvir, clique no player abaixo. A partir das 20h, os ouvintes cariocas que sintonizarem o seu rádio em 1.130 kHz AM também acompanham a narração de Carlos Borges, os comentários de Waldir Luiz e a reportagem de Maurício Costa:

        

Mande sua mensagem pelas redes sociais e participe da nossa transmissão: @ebcesporte no twitter [2] e na página das Rádios EBC no Facebook [3]

O Botafogo ainda precisa se dividir entre o sonho de vencer a Copa do Brasil pela primeira vez e a missão de evitar o segundo rebaixamento em sua história. O clube da Estrela Solitária aparece na 16ª colocação no Brasileirão, uma acima do Palmeiras, o primeiro clube a figurar na zona da degola. Até agora, foram apenas sete vitórias, cinco empates e 13 derrotas.

No Brasileirão, o Santos está em oitavo lugar, a sete pontos do quarto colocado Atlético-MG – primeiro time dentro do grupo que vai à Libertadores do próximo ano. Os santistas, no entanto, apostam suas fichas no caminho mais curto e querem chegar ao bicampeonato da Copa do Brasil, repetindo a conquista de 2010.

Se na competição de pontos corridos o Bota oscila, na Copa os comandados de Vagner Mancini vem de classificação heroica: o alvinegro carioca foi buscar a classificação nos acréscimos, marcando duas vezes em um minuto, e arrancando a vitória em cima do Ceará por 4 a 3 em um Castelão lotado.

O Santos venceu o Grêmio por 2 a 0 no primeiro jogo, na Arena do Grêmio, e avançou depois que o rival foi excluído da competição graças aos insultos racistas proferidos por parte da torcida gremista contra o goleiro Aranha. O segundo jogo, que estava marcado para acontecer na Vila Belmiro, não foi realizado.

O treinador botafoguense não confirmou o time titular, mas a tendência é que ele mantenha a base do time que perdeu para o Grêmio no fim de semana passado. A dúvida de Vágner Mancini está na linha de frente: em má fase, Zeballos pode perder espaço para Wallyson.

O lateral-direito Edílson, com dores musculares, segue em recuperação. O zagueiro Dankler será, mais uma vez, improvisado do lado direito. Outros jogadores não têm condição legal de atuar: é o caso do meia Carlos Alberto, que já jogou pelo Goiás na competição, e do lateral-direito Régis, que defendeu a Portuguesa. O atacante Murilo chegou depois que prazo de inscrições foi encerrado. Já Jóbson, que foi suspenso por doping pela Federação Saudita, aguarda uma definição da Fifa sobre sua situação legal para saber se pode voltar a defender o Botafogo.

O Santos conta com a volta de sua estrela para comandar o ataque: Robinho está recuperado do cansaço muscular que o tirou da vitória contra o Santos. O “Rei das Pedaladas” terá a companhia de mais dois atacantes, cujos nomes Enderson Moreira não revela: Geuvênio, Gabriel e Leandro Damião brigam pelas vagas.

Cicinho, que foi poupado contra o Goiás, retoma a lateral-direita do Peixe. Mena, que é titular do lado esquerdo, está recuperado de uma lesão na coxa direita e deve começar jogando. Quem também estará no time é o zagueiro Edu Dracena, que cumpriu suspensão na rodada passada.

Apesar do retorno de peças importantes, o Santos não terá força máxima para tentar repetir o feito do jogo de ida das oitavas e vencer fora de casa: o goleiro Aranha machucou a coxa esquerda e sequer viajou com o time. O prata da casa Vladimir terá a responsabilidade de defender o gol alvinegro. Outro desfalque é o atacante Thiago Ribeiro, que está em recuperação de um edema na coxa direita.

Botafogo e Santos já decidiram Campeonato Brasileiro – em 1995, com vitória do alvinegro carioca –, mas jamais se enfrentaram pela Copa do Brasil. O equilíbrio marca o duelo entre as equipes: de acordo com a Futpédia, são 29 vitórias do Santos, 27 do Botafogo e 26 empates em campeonatos oficiais.

A partida será apitada por Dewson Freitas, filiado à federação paraense. Os árbitros auxiliares serão Alessandro Rocha de Matos, da Bahia, e Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais.

Botafogo x Santos
Quartas de final da Copa do Brasil
Data: 1º de outubro de 2014
Horário: 19h30
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para a rede pública de rádios
Árbitro: Dewson Freitas
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e Guilherme Dias Camilo

Botafogo
Jefferson; Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel e Ramírez; Zeballos (Wallyson), Rogério e Emerson
Técnico: Vágner Mancini

Santos
Vladimir; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio, Leandro Damião (Gabriel) e Robinho
Técnico: Enderson Moreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário