Imagem:

Compartilhar:

Andre Brasil vence os 100m costas S10 e chega à sua segunda medalha de ouro

Criado em 16/07/15 14h36 e atualizado em 16/07/15 18h11
Por Da Redação*

Metade da meta que Andre Brasil estabeleceu para o Mundial Paralímpico de Natação já foi alcançada. O nadador, que trabalha para terminar a competição com quatro medalhas douradas, garantiu a segunda ao vencer os 100m costas da classe S10 na tarde desta quinta-feira (16), em Glasgow, na Escócia. Brasil completou a distância em 59s95, estabelecendo novo recorde do campeonato e sendo o único competidor a completar a prova abaixo da casa do minuto. O holandês Olivier van de Voort ficou com a medalha de prata, com 1min00s62. Benoit Huot, do Canadá, fez o terceiro melhor tempo - 1min01s63 - e faturou o bronze. Na segunda-feira, Andre Brasil já tinha vencido nos 50m livre da classe S10.

A vitória de Andre Brasil, dono do terceiro melhor tempo (1min02s78) entre os classificados, foi decidida nos últimos 50m: superado por van de Voort na primeira parte da prova, o campeão deixou o holandês para trás depois da virada para a reta final, abrindo distância segura para cima do rival. Andre Brasil ainda tentará medalhas em mais duas provas na classe S10: os 100m borboleta, com classificatória marcada para esta sexta-feira, e os 100m livre, com baterias eliminatórias no sábado (18).

Andre Brasil vibra com vitória na final dos 100m costas
André Brasil: "A minha fórmula tem sido o feijão com arroz. Na eliminatória a gente vem e nada mais descontraído, faz só o necessário para estar na final, onde todo mundo vai ter a possibilidade de ganhar uma medalha"
 
Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

"Doeu muito. É uma prova que treino muito pouco e sei que os detalhes que fazem a diferença. O menino da Holanda (Olivier Van Der Voort) é muito jovem e continua sendo o recordista mundial da prova. Eu dei o meu melhor. Se eu puder tirar o meu melhor a cada evento, coisas incríveis podem acontecer. Esta foi a primeira vez que nadei em menos de um minuto. É a minha melhor marca nos 100m costas, recorde da competição. Fico muito feliz com esse ouro", comemorou Andre Brasil.

Veja como foi a prova vencida por Andre Brasil nesta quinta-feira (16):

Imagens: IPC / edição: Caetano Manenti/MPIX produções/CPB

Esta foi a primeira medalha dos brasileiros no quarto dia de competições: até agora, o país está com cinco ouros e quatro pratas. Mais quatro brasileiros disputaram ou vão disputar finais nesta quinta-feira: Caio Oliveira foi o último colocado dos 100m livre classe S8 e Verônica Almeida terminou os 200m medley classe SM7 em sexto lugar. Daniel Dias e Joana Neves nadarão os 50m borboleta classe S5 no masculino e feminino logo mais.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo [2]. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

 

*com informações do Comitê Paralímpico Internacional [3] e do Comitê Paralímpico Brasileiro [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário