Compartilhar:

Oitavas de final da Série D começam neste fim de semana; relembre a fase classificatória

Criado em 25/09/15 14h37 e atualizado em 25/09/15 14h54
Por Edgard Matsuki Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

No próximo sábado (26), a Série D do Campeonato Brasileiro de futebol terá as primeiras partidas da segunda fase da competição, com os jogos de ida e volta das oitavas de final. Ao todo, 16 times disputam quatro vagas de acesso para a Série C do ano que vem. Para chegar às oitavas de final, as equipes disputaram a primeira fase em oito grupos de cinco times (ao todo, a Série D deste ano tem 40 participantes).

A TV Brasil exibe o primeiro jogo entre Botafogo-SP e Crac [2] ao vivo, neste domingo (27), a partir das 16h30. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua região [3]

Os grupos da primeira fase foram divididos pela CBF por critérios geográficos. O Grupo 1 teve equipes da região Norte. O Grupo 2 contou com equipes das regiões Norte e Nordeste. Os Grupos 3 e 4 contaram com equipes da região Nordeste. Os Grupos 5 e 6 reuniram equipes das regiões Centro-Oeste e Sudeste e os Grupos 7 e 8 tiveram times das regiões Sudeste e Sul.

No Grupo 1, os classificados foram Remo (PA) e Rio Branco (AC). No Grupo 2, passaram River (PI) e Palmas (TO). No Grupo 3, Campinense (PB) e Coruripe (SE) avançaram. No Grupo 4 as vagas ficaram com Central (PE) e Estanciano (SE). No Grupo 5, os classificados foram Rio Branco (ES) e Caldense (MG). Do Grupo 6, Crac (GO) e Botafogo (SP) seguem na competição. No Grupo 7, a classificação foi conseguida por Ypiranga (RS) e Operário (PR). Por fim, São Caetano (SP) e Lajeadense (RS) passaram às oitavas. Os quatro times que chegaram às semifinais garantem o acesso para a Série C.

Para definir os confrontos das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, a CBF adotou como critério a campanha dos clubes na primeira fase da competição: o melhor primeiro colocado foi escolhido como adversário do pior segundo colocado, o segundo melhor enfrenta o segundo pior. Com isso, os confrontos das oitavas de final ficaram assim:

Coruripe-AL x São Caetano-SP

Botafogo-SP x Crac-GO

Palmas-TO x Remo-PA

Caldense-MG x Rio Branco-ES

Lajeadense-RS x Central-PE

Rio Branco-AC x Ypiranga-RS

Estanciano-SE x River-PI

Operário-PR x Campinense-PB

O São Caetano teve a melhor campanha da primeira fase, somando 19 dos 24 pontos possíveis. O time paulista também tem o melhor ataque do campeonato, com 22 gols marcados. Entre os classificados, o Ríver e o Crac são os únicos que ainda estão invictos. A equipe goiana tem a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. Até o momento, o artilheiro é o atacante Jonatas, do São Caetano. Ele fez 11 gols.

Em termos de torcida, a equipe que está no topo é o Remo. O time paraense teve público pagante de 7.751 pessoas, em média, nos jogos em casa. Botafogo (com média de 6.570) e o Ríver (com média de 5.034) completam a lista dos três times que mais teve torcida em jogos em casa. A partida com maior público foi a vitória do Remo contra o Vilhena por 3 a 0. Ao todo, 27.399 pessoas pagaram para assistir ao jogo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário