Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do basquete em cadeira de rodas

Criado em 15/08/16 19h13 e atualizado em 15/08/16 19h22
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

O basquetebol em cadeira de rodas faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde Roma 1960, primeira edição do evento. Na Rio 2016, 12 seleções masculinas e 10 femininas competem pelo pódio entre os dias 8 e 17 de setembro na Arena Carioca 1 e na Arena Olímpica do Rio, ambas na Barra da Tijuca.

Praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos que haviam saído feridos da Segunda Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. As mulheres passaram a disputar a modalidade em 1968, nos Jogos de Tel Aviv.

Os países com o maior número de medalhas são os Estados Unidos, Inglaterra e Israel na categoria masculina. Já no feminino Estados Unidos também lideram, seguidos pela Alemanha e Israel. O Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade nas Paralimpíadas.

Os responsáveis pelo esporte no mundo é a International Wheelchair Basketball Federation (http://www.iwbf.org/) [2]no Brasil a responsável é a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (www.cbbc.org.br) [3].


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário