Santa Cruz é campeão brasileiro da Série C 2913

Imagem:

Compartilhar:

Santa Cruz derrota Sampaio Corrêa por 2 a 1 e garante o título da Série C

Criado em 01/12/13 19h19 e atualizado em 02/01/15 17h35
Por Edgard Matsuki e Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Uma das torcidas mais apaixonadas do futebol brasileiro está em festa. Após vencer o Sampaio Corrêa por 2 a 1, o Santa Cruz conseguiu garantir o título da Série C do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo, os dois times empataram em 0 a 0.

Precisando do resultado para garantir o título, o Santa Cruz pressionou o adversário desde o início do jogo. Apesar disso, o time esbarrava em erros no último passe no ataque. Parecia sentir falta do atacante André Dias, que desfalcou o time por causa de uma contusão. Flávio Caça-Rato, esperança da torcida, errava muitos lances.

Confira como foi a campanha do Santa Cruz  [2]

C [2]onfira como foi a partida final da Série C [3]

Já o Sampaio Corrêa se encolheu na defesa e buscou contra-ataques. Em alguns lances, o time maranhense conseguiu assustar o adversário. Um deles foi aos 22 minutos, quando o Sampaio faz boa tabela, mas Tiago Cardoso defendeu chute Leandro Kível.

Aos 28 minutos, o Santa Cruz chegou com Luciano Sorriso, que chutou por cima do gol. O gol estava amadurecendo e saiu cinco minutos depois. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Luciano Sorriso chutou de fora da área, o goleiro Rodrigo Ramos espalmou  para frente e Dedé chutou livre para marcar. Estava aberto o placar.

O Sampaio Corrêa pareceu sentiu o gol do adversário. Na primeira etapa, o time do técnico Flávio Araújo não conseguiu mais atacar o adversário. Para os maranhenses, bastava tentar o empate na segunda etapa.

Veja como foi o jogo e a festa da torcida do Santa Cruz:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo tempo

As esperanças da Bolívia Querida foram abaladas com menos de um minuto na segunda etapa. Após receber um lançamento na entrada na grande área, Flávio Caça-Rato fez o que deveria ter feito na primeira etapa: finalizou e marcou. Aos 30 segundos do segundo tempo, o Santa Cruz ampliava o placar.

Após tomar o segundo, o Sampaio Corrêa se viu obrigado a partir para o ataque. Mas o time só conseguia uma ofensiva desordenada, principalmente com chuveiros na área. Já o Santa Cruz recuou e não conseguia aproveitar espaços para contra-ataques. Isso fez o nível do jogo cair.

Para o Santa Cruz, isso não foi problema. A segunda etapa serviu apenas para tocar a bolar, acalmar os ânimos do adversário e garantir o título da Série C de 2013. A partir dos 20 minutos, a torcida já começava a gritar olé. O que o Santa não esperava era um susto aos 34 minutos.

Após a zaga do time pernambucano afastar uma bola da área, Cleitinho recebeu bola livre na área do adversário e bateu firme no canto esquerdo de Tiago Cardoso. Santa Cruz 2 x 1 Sampaio Corrêa. A partir daí, o Santa desacelerou mesmo o jogo. Prendendo a bola no ataque, conseguiu segurar o adversário e garantiu o título inédito da Série C

Campanha

O Santa Cruz terminou a primeira fase da Série C em primeiro lugar do equilibrado Grupo A, com a melhor campanha entre os 11 clubes que brigavam pelas quatro vagas nas oitavas de final. O tricolor alcançou o topo da chave ao atingir os 34 pontos, sendo dez vitórias, quatro empates e seis derrotas, anotando 31 gols e sofrendo 19. Só na fase de classificação, o aproveitamento do Santinha foi de 56,7%.

A frieza dos números não traduz a reviravolta que o Santa Cruz imprimiu dentro da competição. O time fazia campanha irregular e chegou a beirar a zona de rebaixamento, quando foi derrotado pelo então líder Fortaleza por 2 x 0 fora de casa e caiu para a oitava posição na 13ª rodada, a cinco rodadas do fim da fase de classificação.  Até mesmo troca de treinador houve durante a primeira fase, com a substituição de Sandro Barbosa por Vica. O atual comandante assumiu a equipe na 11ª rodada, com empate em 0 x 0 com o CRB em pleno Arruda.

O ponto de virada da trajetória da Cobra Coral na Terceirona veio justamente na reta final da primeira fase. A equipe engatou uma seqüência de quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis jogos (venceu o Águia de Marabá, Baraúnas, Rio Branco e Brasiliense e empatou com o Sampaio Corrêa) e saltou na tabela. A única derrota neste período aconteceu diante do Treze, pela última rodada, mas o Santinha já tinha garantido a classificação com uma rodada de antecedência.

A força do Santa Cruz sempre esteve no Mundão do Arruda: jogando em seu estádio, o tricolor venceu dez partidas, empatou duas e perdeu apenas uma – para o Baraúnas, por 2 x 0, em jogo válido pela 6ª rodada da primeira fase.

Nas oitavas de final, o dono da melhor campanha da primeira fase se viu no meio de um imbróglio judicial: Betim e Mogi Mirim foram parar nos tribunais para decidir quem seria o adversário do Santa Cruz, que chegou a viajar para o interior paulista e se preparar para entrar em campo antes de uma liminar impedir a realização da partida e devolver o Betim [LINK], que havia sido excluído da fase de mata-mata, à competição.

Por conta do impasse, os jogos de oitavas de final e semifinais envolvendo o Santa Cruz tiveram que ser adiados, o que também culminou na mudança de datas das finais da Série C. Apesar da confusão, o Santa eliminou o Betim, com duas vitórias sobre o time mineiro (1 x 0 no jogo de ida, na Arena do Calçado, e 2 x 1 na volta, no Arruda), sacramentando o sonhado acesso para a Série B diante de mais de 60 mil torcedores corais, depois de seis anos nas divisões inferiores.

Depois de garantir a vaga da Segunda Divisão do ano que vem, o próximo desafio passou a ser a conquista do primeiro título nacional de sua história. A vaga para a final da Série C veio ao eliminar o Luverdense, vencendo o time por 2 x 0 em pleno Passo das Emas e com outro triunfo no jogo da volta, no Arruda, desta vez por 2 x 1.

No primeiro jogo da grande decisão, o Santinha conseguiu frear o Sampaio Corrêa no Castelão e segurou o 0 x 0 na casa do adversário. Este resultado era suficiente para que, com uma vitória simples, o tricolor levantasse a taça de campeão. E foi justamente isso que aconteceu no jogo de volta. Com uma vitória por 2 a 1, o santinha garantiu o título brasileiro da Série C de 2013.

Tags:  Sampaio Corrêa [4], Santa Cruz [5], Série C [6], Série C [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário