O Fortaleza garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência: o Leão do Pici também avança como primeiro colocado da chave, e fará os jogos decisivos em casa

Imagem:

Compartilhar:

Guia da Série C: Fortaleza e Juventude como favoritos; confira os participantes

Criado em 20/05/16 22h50 e atualizado em 07/07/16 14h19
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

No último sábado (21), vinte equipes das cinco regiões do país começam a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. A edição deste ano mostra uma disparidade entre os times dos Grupos A e B. Enquanto os times das regiões Norte e Nordeste chegam forte para a competição, participantes da chave que têm times Sul e Sudeste chegam após enfraquecidos, alguns dos times amargando rebaixamentos em estaduais.

Para você ficar por dentro de como estão as vinte equipes e o que cada uma deve almejar na Série C, o Portal EBC preparou um guia para você. Confira quem luta para subir e quem luta para não cair.

FAVORITOS - LUTA PELO ACESSO - PELOTÃO INTERMEDIÁRIO - LUTA PARA NÃO CAIR - CHANCES DE REBAIXAMENTO

 

Favoritos ao título

 

 

Fortaleza

Dos 20 times que disputam a Série C, o que mais chega com status de favorito é o Fortaleza. Além da tradição e da torcida que lota estádios, o time vem fazendo boas campanhas em 2016. Ganhou o Campeonato Cearense com folgas e eliminou ninguém menos do que o Flamengo na Copa do Brasil. Contra o time está as duas últimas eliminações nas quartas-de-final da Série C, quando o acesso bateu na trave. Mas se a lógica prevalecer, este ano será diferente.

Desempenho no ano passado: 5º lugar na Série C

Desempenho neste ano: Campeão Cearense, está na 3ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas Quartas de Final da Copa do Nordeste (8º lugar)

Campanha no ano: 18 vitórias,7 empates e 5 derrotas (67,7% de aproveitamento)

Juventude

Dos times do “eixo Sul-Sudeste” da Série C, o Juventude é um dos poucos que conseguiu dar alegrias à torcida neste ano. A equipe chegou à final do Campeonato Gaúcho após eliminar o Grêmio nas semifinais e eliminou o Coritiba na Copa do Brasil. Equipe forte nos anos 90 e início dos anos 2000, o time espera subir para a Série B e alçar voos mais ambiciosos no futuro.

Desempenho no ano passado: 10º lugar na Série C

Desempenho neste ano: Vice-campeão do Campeonato Gaúcho, está na 3ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 10 vitórias, 7 empates e 5 derrotas (56,06% de aproveitamento)

ABC

No ano passado, o ABC fez os torcedores sofrerem ao cair da Série B para a Série C. Porém, o início do ano já está animando os torcedores. Apesar da campanha ruim na Copa do Nordeste, o time conseguiu se recuperar no estadual e garantiu o título em cima do rival América. Na Copa do Brasil, está na segunda fase e pode enfrentar o rival. Ou seja, o desempenho neste ano mostra que o time tem boas chances de conquistar o acesso.

No ano passado, o ABC caiu da Série B para a Série C. Porém, o início do ano já está animando os torcedores. Apesar da campanha ruim na Copa do Nordeste, o time conseguiu se recuperar no estadual e garantiu o título em cima do rival América. Na Copa do Brasil, está na segunda fase e pode enfrentar o rival. O desempenho mostra que o time tem boas chances de conquistar o acesso.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série B (18º lugar)

Desempenho neste ano: Campeão Potiguar, está na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (16º lugar)

Campanha no ano: 10 vitórias, 6 empates e 9 derrotas (48% de aproveitamento)

 

Luta pelo acesso

América-RN

Assim como o ABC, o América (RN) tem realizado uma campanha regular neste ano. Porém, a perda do título estadual causou um baque na equipe. Ao time resta lutar pelo acesso para a Série B para “salvar a temporada”, algo que é bem possível dada a tradição da equipe e o nível dos adversários na competição.

Desempenho no ano passado: 9º lugar na Série C

Desempenho neste ano: vice-campeão Potiguar, está na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (11º lugar)

Campanha no ano: 9 vitórias, 6 empates e 9 derrotas (45,8% de aproveitamento)

Remo

Ao contrário de outros clubes tradicionais (como Guarani e Portuguesa), o Remo está em ascensão. Depois de um grande período de crise, a equipe fez boa campanha e garantiu a volta à Série C no ano passado. Neste ano, o time parou no rival Paysandu no estadual e na Copa Verde. Como os adversários na Série C são mais frágeis do que o rival, deve ir bem na competição e lutar pelo acesso.

Desempenho no ano passado: semifinalista da Série D (3º lugar)

Desempenho neste ano: 4º lugar no Campeonato Paraense, está na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas semifinais da Copa do Verde (3º lugar)

Campanha no ano: 6 vitórias,7 empates e 6 derrotas (43,85% de aproveitamento)

Guarani

Único campeão brasileiro da primeira divisão que disputa a Série C deste ano, o Guarani não quer saber de bater na trave de novo. Desde 2013, o time tenta e não consegue o acesso para a Série B. O grande problema é que, apesar da tradição, o time fez uma campanha fraca na Série A2 do Paulistão e ficou em 9º lugar. Em favor do Guarani, está o fato que os outros times do grupo também não realizaram campanhas empolgantes no ano.

Desempenho no ano passado: 11º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 9º lugar no Campeonato Paulista da Série A2

Campanha no ano: 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas (47,36% de aproveitamento)

Portuguesa

O caso da Portuguesa é muito parecido com o do Guarani. O time tem tradição, tem a simpatia de outros torcedores, mas a campanha deste ano tem sido complicada. Na Série A2 do Paulistão, o time ficou em 13º lugar. Para salvar o ano, só mesmo o acesso à Série B. A única “sorte da Lusa” é que o nível dos times no Grupo B também está baixo.

Desempenho no ano passado: 8º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 13º lugar no Campeonato Paulista da Série A2, eliminada na 2ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas (40,57% de aproveitamento)

Botafogo-SP

Campeão da Série D no ano passado, o Botafogo (SP) chega na competição com uma vantagem perante a maioria dos rivais: enfrentou adversários fortes no estadual, conseguiu escapar do rebaixamento e ficou no pelotão intermediário. Se melhorar um pouco, pode até beliscar um acesso para a Série B. Ao seu lado, o time deve contar com uma torcida fanática, que deu show em 2015.

Desempenho no ano passado: campeão da Série D

Desempenho neste ano: 13º lugar no Campeonato Paulista

Campanha no ano: 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas (42,2% de aproveitamento)

Botafogo-PB

Dos times que disputam a Série C, o Botafogo (PB) é o time com um dos melhores aproveitamentos em 2016. Além de estar na final do Campeonato Paraibano e na 3ª fase da Copa do Brasil, o time ganhou 56,9% dos pontos no ano (só perde para Fortaleza). Por outro lado, não foi bem quando enfrentou equipes mais fortes (na Copa do Nordeste). Resta ver como o Botafogo (PB) vai se sair contra os times da Série C.

Desempenho no ano passado: 12º lugar na Série C

Desempenho neste ano: está na final do Campeonato Paraibano, está na 3ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (15º lugar)

Campanha no ano: 11 vitórias, 8 empates e 5 derrotas (56,9% de aproveitamento)

Ypiranga- RS

Time que conquistou o acesso à Série C no ano passado, o Ypiranga (RS) disputa pela primeira vez o campeonato após a adoção do formato com vinte clubes e entra com condições de ser uma surpresa na competição. O time espera repetir as campanhas deste ano. No Campeonato Gaúcho, a equipe acabou em 5º lugar. Na Copa do Brasil, está na 3ª fase. Se repetir o futebol das competições, pode até sonhar em fazer história.

Desempenho no ano passado: semifinalista da Série D (4º lugar)

Desempenho neste ano: 5º lugar do Campeonato Gaúcho, está na 3ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas (46,29% de aproveitamento)

 

Pelotão intermediário

Salgueiro

Apesar de não ser das equipes mais tradicionais da Série C, o Salgueiro tem feito boas campanhas neste ano. Além dos 56% de aproveitamento dos pontos, o time ficou em 4º lugar no Campeonato Pernambucano (só atrás de Santa Cruz, Náutico e Sport) e em 6º na Copa do Nordeste. Porém, a força dos adversários deve colocar o time na luta por posições intermediárias na tabela.

Desempenho no ano passado: 14º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 4º lugar do Campeonato Pernambucano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste (6º lugar)

Campanha no ano: 11 vitórias,4 empates e 7 derrotas (56,06% de aproveitamento)

ASA

Outra equipe sem tanta tradição histórica que cresceu nos últimos anos, mas está em ritmo de queda, o ASA fez um bom campeonato da Série C no ano passado e quase subiu de divisão. Porém, a equipe tem decepcionado neste ano. No estadual, ficou em 5º. Na Copa do Brasil, caiu na primeira fase. A lógica coloca o time no pelotão intermediário na Série C.

Desempenho no ano passado: 6º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 5º colocado no Campeonato Alagoano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 7 vitórias, 2 empates e 8 derrotas (45,0% de aproveitamento)

Mogi Mirim

Após conseguir o acesso para a Série B em 2014, o Mogi Mirim fez uma campanha terrível no ano passado e foi rebaixado “com folgas”. No Campeonato Paulista deste ano, repetiu a dose e foi rebaixado. O desempenho neste ano desanima os torcedores do time. A única esperança para o Mogi Mirim é que os outros times sejam piores do ele.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (20º lugar)

Desempenho neste ano: 16º lugar no Campeonato Paulista (rebaixado)

Campanha no ano: 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas (33,3% de aproveitamento)

Macaé

Mais uma equipe que conta com a Série C para “salvar o ano”. Depois de quase escapar do rebaixamento na Série B do ano passado, a equipe carioca fez um campeonato estadual muito ruim, ficando na lanterna na primeira fase. O time só fugiu do rebaixamento no estadual porque melhorou quando enfrentou apenas pequenos. Mesmo assim, ficou atrás de adversário que nem disputam divisões no futebol brasileiro. O desempenho faz os torcedores não terem muita esperança.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (17º lugar)

Desempenho neste ano: 10º lugar do Campeonato Carioca

Campanha no ano: 5 vitórias, 2 empates e 9 derrotas (35,41% de aproveitamento)

 

Luta para não cair

Cuiabá

Em questão de aproveitamento de pontos, o Cuiabá vai bem, com 55,5%. Isso credenciaria o time como um dos favoritos no campeonato, não fosse um detalhe: a equipe não teve adversários tão fortes. Quando trombou com times maiores, não se deu bem: perdeu para o Luverdense no estadual. Também perdeu para times “sem divisão”: caiu para o Juazeirense na Copa do Brasil e para o Aparecidense na Copa Verde. Isso abre sinal amarelo no time.

Desempenho no ano passado: 13º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Mato-Grossense, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, Eliminado nas Quartas de Final da Copa Verde (6º lugar)

Campanha no ano: 10 vitórias, 5 empates e 6 derrotas (55,5% de aproveitamento)

Tombense

Um dos times de menor tradição do campeonato, o Tombense tem contra si o pequeno número de partidas no ano (até agora só 12) e o mau desempenho. No Campeonato Mineiro, o time ficou em 8º (entre 12 times). Na Copa do Brasil caiu na primeira fase. Para fugir do rebaixamento, o time terá que se esforçar e muito.

Desempenho no ano passado: 15º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 8º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

Campanha no ano: 4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas (36,1% de aproveitamento)

Confiança

Se estivesse no mesmo grupo que os times da região Sul e Sudeste, o Confiança poderia sonhar com uma boa campanha. Porém, como está disputando o campeonato contra times mais fortes, o time sergipano terá que ficar de olho no rebaixamento. Claro que o time pode surpreender (como no ano passado quando quase conseguiu a vaga de acesso), mas a lógica é brigar para não cair.

Desempenho no ano passado: 7º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Sergipano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Nordeste (18º lugar)

Campanha no ano: 12 vitórias, 7 empates e 10 derrotas (49,4% de aproveitamento)

 

Chances de rebaixamento

River-PI

A situação do Ríver é muito parecida com a do Confiança. O time é melhor do que a maioria dos times do outro grupo, mas está abaixo das equipes do grupo Norte-Nordeste. Uma das provas é a eliminação na Copa do Brasil para o Botafogo (PB), time que também disputa a Série C. O Ríver pode até surpreender, mas a prioridade é não cair.

Desempenho neste ano: está na final do Campeonato Piauiense, eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste (13º lugar)

Campanha no ano: 13 vitórias,9 empates e 9 derrotas (48,38% de aproveitamento)

Boa Esporte

Assim como o Mogi Mirim, o Boa Esporte tem enfrentado uma série de rebaixamentos nos últimos campeonatos. Caiu na Série B no ano passado e caiu no Campeonato Mineiro deste ano. O que diferencia o time é a pífia campanha deste ano. O time conseguiu ficar na lanterna do estadual, com apenas 30% de aproveitamento. Isso credencia a equipe ao rebaixamento para a Série D.

Desempenho no ano passado: rebaixado da Série B (19º lugar)

Desempenho neste ano: 12º lugar (lanterna) no Campeonato Mineiro (rebaixado)

Campanha no ano: 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas (30,3% de aproveitamento)

Guaratinguetá

A Série C deste ano reúne diversas em crise e com resultados ruins, mas ninguém se compara ao Guaratinguetá. A equipe conseguiu a proeza de ser rebaixada da Série A3 do Campeonato Paulista. Ou seja, o time foi rebaixado para a quarta divisão estadual. Nem os adversários em crise devem salvar o Guaratinguetá da queda. Se não melhorar é candidato não só ao rebaixamento como também a saco de pancadas no campeonato.

Desempenho no ano passado: 16º lugar na Série C

Desempenho neste ano: 17º lugar no Campeonato Paulista da Série A3 (rebaixado)

Campanha no ano: 4 vitórias, 7 empates e 8 derrotas (33,33% de aproveitamento)

 

Tags:  Série C [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário