Imagem:

Compartilhar:

Como estimular o bebê dos três ao seis meses?

Criado em 24/07/15 11h57 e atualizado em 24/07/15 12h03
Por Primeira Infância Melhor [2]

A interação com os adultos é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Para isso, é importante que seu bebê aprenda a fixar os olhos nas pessoas e coisas ao seu redor. Pegue-o no colo, coloque-o de frente para que ele o olhe. Fale com ele suavemente para que preste atenção em você.

É importante estar atento às respostas dos estímulos propostos. Quando o bebê fixar os olhos no brinquedo mova-o lentamente, de um lado para o outro. Se o movimento for acompanhado pela criança, mova também para cima e para baixo. Aproveite este momento para aproximar e distanciar seu rosto do rosto de seu filho. Isto pode ser feito inclusive com a criança deitada de bruços, contribuindo assim para que ela levante a cabeça e o tronco. Colocar a criança de bruços, favorece o fortalecimento dos músculos do pescoço ao sustentar, gradativamente a cabeça.

Para que seu filho sinta-se bem, você pode realizar massagens, pois proporcionam relaxamento e bem-estar, eliminam tensões, aliviando cólicas e reduzindo a insônia, o que favorece o contato com a criança e o vínculo afetivo mãe-pai-bebê. A criança sente-se amada e segura através dos movimentos harmônicos realizados pelos pais durante a massagem. O local escolhido para sua realização deve ser tranquilo e aquecido. Com essa prática frequente a criança toma consciência do corpo mais cedo, em virtude do estímulo sensório-motor que favorece positivamente o desenvolvimento físico e emocional.

Fale perto dele de diferentes lugares para que ele procure de onde vem o som e converse com ele, mesmo quando você estiver em outras peças da casa. Ele poderá não entender tudo que você diz, mas vai ouvir e se sentir bem por não estar sozinho.

Repita os sons que ele faz (“eee”, “ooo”). Caso ele não emita nenhum som, faça você. Mesmo que ele não imite o que você faz neste momento, logo estará imitando.

A partir do segundo e/ou terceiro mês também podem ser realizadas as seguintes atividades:

- Coloque em frente ao bebê um brinquedo leve para que ele o pegue. Caso não o faça no início, coloque o brinquedo em sua mão para que aprenda a agarrar.
- Chame-o pelo nome com um tom de voz alegre e sorria para que ele olhe para você. Isto estimula o bebê para que mova-se e emita sons. Às vezes o bebê ficará quieto e olhará fixamente para você. Esta também é uma resposta ao estímulo que você está lhe dando.
- A música pode auxiliar no desenvolvimento de seu filho, pois chama sua atenção e estimula a linguagem. Então, se possível cante para o bebê canções de ninar quando estiver aconchegado em seu colo. Assim transmitirá a ele uma sensação de tranquilidade, paz e alegria. Cante em diferentes momentos: na hora do banho ou em qualquer momento em que o bebê estiver perto de você.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário