Bebê sorrindo

Imagem: Pixabay/ sebadelval

Compartilhar:

Como criar uma criança saudável e feliz?

Criado em 29/06/16 09h30 e atualizado em 29/06/16 09h55
Por Primeira Infância Melhor (PIM) [2]

Por volta dos quatro anos, a criança já tem uma certa autonomia e pouco a pouco vai aprendendo a agir corretamente. Com paciência e compreensão, ensine-a com amor. Confira como você pode ajudá-la a se desenvolver de forma saudável e feliz:

- Fale com um tom de voz suave. Mostre seu carinho. Quando ela quiser alguma coisa que não lhe possa ser dado ou fizer algo errado, não a castigue, nem grite. Isto a incomoda e lhe causa temor e insegurança. Explique por que você não pode dar o que ela deseja ou fazer tudo o que ela quer.

- Não a engane fazendo promessas que não possa cumprir. Isso causa frustração.

- Seu filho deseja brincar com outras crianças. Ajude para que seja uma experiência agradável para ele. Ensine-o a emprestar seus brinquedos e a compartilhar, buscando relacionar-se com crianças de sua idade. Assim, ele aprende que as coisas não podem ser somente suas.

- Ele já consegue fazer muitas coisas de forma independente. Não prejudique seu desenvolvimento. Deixe-o fazer, mesmo que erre. Ajude somente quando necessário.

- Ensine a construir boas relações de convivência, tais como: ajudar os outros, manter boas relações com as pessoas, recolher o que deixou no chão, consolar uma criança que chora, guardar os objetos, cumprimentar as pessoas, dizer “obrigado” e “por favor”. Reforce essas ações com carinho. Assim irá ajudá-la para que em outros momentos tome as mesmas atitudes.

- Seu filho tem curiosidade de conhecer o mundo. Tudo lhe chama a atenção, inclusive seu próprio corpo. É possível que, em determinadas ocasiões, toque ou brinque com suas partes genitais ou com as de outra criança. Não faça disso uma coisa “especial”, nem lhe diga que isso é feio. Distraia sua atenção, convide-o para brincar ou para fazer alguma coisa que goste.

- Você sabe que brincar é muito importante para seu filho, não só pela diversão, como pelo aprendizado e desenvolvimento que possibilita. Mesmo que ele conheça vários jogos e brincadeiras, você pode ensiná-lo a brincar de cantigas de roda. Ele, além de gostar, poderá compartilhar com outras crianças.

- As brincadeiras de imitar os adultos ainda são as preferidas. Brinque com ele, perguntando o que deseja, pois com um pouco de imaginação e alguns objetos você consegue, por exemplo, brincar de: médico em que você é o paciente, uma cordinha é o estetoscópio, uma colher ou pedacinho de madeira é a injeção; supermercado com alguns objetos para serem “comprados e vendidos” e pedacinhos de papel como dinheiro. Quando participa de suas brincadeiras, além de lhe dar atenção, você estimula sua criatividade e iniciativa. Assim, novas brincadeiras e jogos serão inventados.

- Além desses jogos, recomendamos brincadeiras com cordas, caixas e bolas. Estas brincadeiras ajudarão seu filho a crescer e a se desenvolver melhor.

- Determine um lugar para brincar e outro para guardar os brinquedos. Crie nele o hábito de recolher e guardar os brinquedos quando terminar de brincar.

- Lembre-se que brinquedo não é enfeite. Deixe seu filho brincar com todos os brinquedos, apenas recomende que os cuide.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário