Mastro de São João Festa Junina

Imagem:

Compartilhar:

Festa junina: pesquisadora explica as origens da tradição

Criado em 25/06/15 09h55 e atualizado em 26/06/15 09h52
Por Brasil Rural [2]

No mês das Festas Juninas o "Brasil Rural" buscou entender as origens dos festejos. O programa conversou com a professora Mércia Vasconcelos Pinto do departamento de música da UnB, Universidade de Brasília, explicou as origens, por exemplo, do casamento caipira, das promessas a Santo Antônio para as mulheres que querem se casar e da típica fogueira na noite de São João. 
 
"A origens destes ritmos vem da Europa e são ligados ao tempo. A questão agrária, a época da colheita, ligada ao sol, a luz, a escuridão. As pessoas antigamente faziam as festas ligadas ao tempo. É o tempo da colheita? Então se comemora a colheita. É o tempo da plantação? Da floração? Então vamos festejar. Se festejava a vida através disto aí", explica a professora.
 
A professora explica também como estes festejos chegaram no Brasil: "Foi com os colonizadores, principalmente com os Jesuítas, os Franciscanos. Foram os padres que trouxeram estes santos e as homenagens a estes santos para cá. Vindos de Portugal", conta.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Festa junina: conheça a origem da tradição


Confira a entrevista na íntegra no player acima!

Brasil Rural 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. 

Tags:  festa junina [6], história [7], tradição [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário