Imagem:

Compartilhar:

Especialistas apontam perspectivas para a falta de água no país

Criado em 09/02/15 17h16 e atualizado em 09/02/15 19h28
Por Portal EBC

Em bate-papo com o Portal EBC nesta segunda-feira (9), o professor Marcos Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, responderam a perguntas sobre a atual falta de água no Sudeste e sobre perspectivas para a crise. Racionamentos pesados e dessalinização da água foram apontados como possíveis soluções para a crise para os próximos anos.

Para Marcos Freitas, além de procurar novas fontes de água para abastecer a população, o governo deve atentar para problemas antigos, como a poluição e o desperdício na distribuição. Freitas ainda apontou a falta de planejamento das concessionárias, o aumento das áreas de irrigação na agricultura e o crescimento da população como fatores que contribuíram para a situação atual.

Broinizi disse que é fundamental que a população receba informações adequadas sobre o problema. "Precisamos de campanhas de orientação com muito mais informações, inclusive para que a população saiba buscar alternativas por conta própria, como captação e reuso de água". 

Questionado sobre perspectivas para o abastecimento no Sudeste para daqui a cinco anos, Freitas disse que, se não forem tomadas medidas mais duras, até a dessalinização de água poderá ser adotada. Para Broinizi, a situação é gravíssima. "A era da abundância e do desperdício de água no Sudeste acabou; vamos ter que economizar muito e talvez entrar em racionamentos pesados", completou. 

 

Assista ao bate-papo na íntegra:

:

Tags:  falta de água [4], racionamento [5], seca [6], crise hídrica [7], falta d´água [8], Sudeste [9], água [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário