one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Polícia Civil e Cedae se unem para combater ligação clandestina de água no Rio

Criado em 04/02/15 18h26 e atualizado em 04/02/15 18h30
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

 

Secretaria do Ambiente realiza operação operação contra a captação ilegal de água (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Operação Água Legal é uma parceria entre Policia Civil e Cedae para evitar a captação ilegal de água no Rio de JaneiroTânia Rêgo/Agência Brasil

Policiais civis do Rio de Janeiro e técnicos de segurança empresarial da Companhia de Águas e Esgotos (Cedae) fecharam hoje (4) um lava a jato abastecido por água furtada de uma ligação clandestina em Cachambi, zona norte da cidade.

A ação fez  parte da Operação Água Legal, parceria anunciada esta semana pelos dois órgãos, que planejam diversas fiscalizações para combater captação ilegal de água no estado.

De acordo com a Polícia Civil, o lava a jato funcionava em terreno sem matrícula na Cedae. O responsável foi encaminhado à Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD). Novas vistorias estão marcadas para esta semana.

A Operação Água Legal tem por objetivo coibir as ligações clandestinas de água, ou "gatos", como são popularmente conhecidas. Conforme dados da Cedae, mensalmente há uma perda de 30,8% no volume de água, a maior parte causada pelos "gatos" (20%).

As fiscalizações ocorrerão em dias e horários alternados e não serão previamente divulgadas, para evitar prejuízos no resultado final. Elas contarão com a participação de todas as delegacias especializadas e não apenas com as DDSD, como foi anunciado anteriormente.

Presidente da Cedae, Jorge Briard esclareceu que este é o primeiro planejamento de ações integradas com apoio da Polícia Civil. O trabalho será executado até o fim de abril, com possibilidade de se estender, caso haja necessidade.

As operações fazem parte da política da companhia para evitar o desperdício. Elas foram intensificadas por causa da crise hídrica que ainge o estado e inclui campanhas contra o desperdício e estímulo ao uso racional de água.

O Artigo 155 do Código Penal tipifica ligações clandestinas de água como crime de furto, com pena de um a quatro anos de reclusão. As denúncias podem ser feitas pelo site da Cedae ou no telefone 0800-282-1195.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário