Protesto de índios em Brasília contra Belo Monte

Imagem:

Compartilhar:

Parte dos índios que ocupa sede da Funai sai em marcha pela Esplanada dos Ministérios

Criado em 11/06/13 13h27 e atualizado em 11/06/13 16h36
Por Alex Rodrigues Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

Índios aguardam representante da Funai
Grupo de 140 índios mundurukus em frente ao prédio da Funai (Fabio Rodrigues Pozzebom / Abr)

Brasília – Parte dos cerca de 150 índios mundurukus que desde ontem (10) ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) deixou o prédio há pouco e seguiu, a pé, pela Esplanada dos Ministérios, em direção ao Palácio do Planalto. A marcha, neste momento, está concentrada em frente ao Ministério das Minas e Energia.
O grupo munduruku é o mesmo que já ocupou o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a cerca de 55 quilômetros de Altamira (PA). Os integrantes pedem a suspensão dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia.
Os índios, que chegaram a Brasília há uma semana para se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, exigem ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Leia mais:

CNBB pede que reunião com ministra seja adiada até que impasse seja resolvido [3]

Mundurukus podem voltar a ocupar Belo Monte, diz líder indígena [4]

O restante do grupo permanece reunido na sede da Funai, impedindo inclusive a entrada dos servidores do órgão indigenista vinculado ao Ministério da Justiça. Segundo a assessoria do Conselho Indigenista Missionário, a ocupação do prédio foi decidida após o grupo ter esperado, por cerca de seis horas, para ser recebido pela presidenta interina da Funai, Maria Augusta Assirati.

Ex-diretora de Promoção ao Desenvolvimento da Funai, Maria Augusta assumiu ontem (10) a presidência da fundação, em substituição à antropóloga Marta Azevedo, que pediu exoneração na sexta-feira (7), alegando motivos de saúde.

Ainda segundo a assessoria do Cimi, os índios queriam se reunir com Maria Augusta para pedir transporte para retornarem ao Pará. Os índios também queriam entregar à presidenta da fundação cópia do documento com as reivindicações que apresentaram ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.

Edição: José Romildo

Tags:  antropóloga [5], Belo Monte [6], Cimi [7], Dilma Rousseff [8], funai [9], índios [10], marcha [11], mundurukus [12], nacional [13], STF [14]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário