Exército se posiciona em frente ao hotel onde acontece o leilão do Campo de Libra neste segunda-feira (21)

Imagem:

Compartilhar:

AGU diz que 18 das 23 ações para suspender leilão do Campo de Libra foram derrubadas

Criado em 20/10/13 19h14 e atualizado em 20/10/13 19h52
Por Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil [2]

Campo de Libra
Exército se posiciona em frente ao hotel onde acontece o leilão do Campo de Libra neste segunda-feira (21) (Tânia Rêgo/ABr)

Brasília - A Advocacia-Geral da União (AGU) informou hoje (20) que mais quatro ações com pedido de suspensão do leilão no campo de Libra, na Bacia de Santos, foram favoráveis ao governo até o fim da tarde deste domingo. No balanço atual, 18 das 23 ações ingressadas em tribunais de todo o país tiveram decisões consideradas favoráveis pelo governo.

Leia também:

Aumenta incidência de doenças crônicas entre índios do Xingu [3]

STF retoma julgamento sobre processo da Raposa Serra do Sol [4]

Acusados na Operação Escapulário serão intimados a prestar depoimento [5]

A AGU explica que são consideradas favoráveis 11 ações indeferidas e sete apresentadas em outros estados e remetidas à Justiça Federal no Rio de Janeiro por serem consideradas idênticas à primeira ação contra o leilão. Esse primeiro pedido de liminar foi negado e, por isso, a AGU considera que as sete ações remetidas ao Rio de Janeiro também devem ser indeferidas.

As 23 ações contra o leilão foram apresentadas em seis estados e no Distrito Federal. Foram oito no Rio de Janeiro, sete em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul, duas no Paraná, uma na Bahia, uma em Pernambuco e duas no Distrito Federal. A AGU informou que 300 procuradores do órgão trabalham há 15 dias especificamente para garantir que o leilão ocorra e derrubar as liminares pedindo a suspensão.

A licitação está marcada para amanhã (21), a partir das 14h, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio. Ontem (19), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o leilão será realizado independentemente do número de interessados [6], mas nove grupos já depositaram a garantia para participar da disputa. As tropas do Exército já estão posicionadas em frente ao hotel [7] para garantir a segurança do evento.

Esse será o primeiro leilão a ser feito no modelo de partilha, que terá a Petrobras como única operadora e com a participação mínima de 30% do consórcio vencedor. “Não estamos privatizando o petróleo do pré-sal, mas nos apropriando dele, porque debaixo do mar, deitado em berço esplêndido, essa riqueza de nada nos servirá", disse Lobão, rebatendo as ações que pedem a suspensão do leilão.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário