one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fala sobre a redução das tarifas de energia elétrica e programas sociais do governo no setor elétrico

Imagem:

Compartilhar:

Lobão: leilão do Campo de Libra ocorrerá mesmo que haja apenas um participante

Criado em 19/10/13 17h27 e atualizado em 21/10/13 11h11
Por Pedro Peduzzi Edição:Andréa Quintiere//Matéria alterada às Fonte:Agência Brasil

Brasília - Independentemente do número de interessados, o leilão do Campo de Libra será realizado na próxima segunda-feira (21), disse hoje (19) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Até o momento, o governo contabiliza 23 ações judiciais contrárias, das quais sete foram derrubadas pela Advocacia-Geral da União (AGU). As demais estão sendo analisadas.

Segundo Lobão, nove grupos já depositaram a garantia para participar do leilão. “Como [o valor depositado] não é pequeno, supõem-se que eles estejam interessados. O importante é que haja participantes, seja um ou mais.”

Leia mais notícias no Portal EBC

Este será o primeiro leilão a ser feito no modelo de partilha, que terá a Petrobras como única operadora e com a participação mínima de 30% do consórcio vencedor. “Não estamos privatizando o petróleo do pré-sal, mas nos apropriando dele, porque debaixo do mar, deitado em berço esplêndido, essa riqueza de nada nos servirá", disse Lobão.

“Só em Libra, algo em torno de R$ 270 bilhões serão destinados às áreas de saúde e educação. Ao longo da exploração, que deve durar 35 anos, R$ 370 bilhões virão com a apropriação do petróleo [pela União]”, acrescentou.

Em 2013, o Brasil deverá produzir 2,1 milhões de barris de petróleo por dia, segundo estimativa apresentada pelo ministro. A expectativa é que no período de pico de produção do Campo de Libra (cerca de 15 anos após o início das operações) a produção diária seja 1,4 milhão de barris por dia.

Edição: Andréa Quintiere//Matéria alterada às 10h54 de segunda-feira (21) para corrigir informação.  A estimativa é que o Brasil produza 2,1 milhões de barris de pretróleo por dia em 2013. No Campo de Libra, o pico de produção (cerca de 15 anos após o início das operações) deve chegar a 1,4 milhão. Anteriormente as expectativas de produção estavam escritas em bilhões.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário