Compartilhar:

CNC diz que desempenho do comércio no PIB não surpreendeu

Criado em 29/05/15 13h27 e atualizado em 29/05/15 13h44
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) considerou hoje (29) que a queda de 0,4% do comércio no Produto Interno Bruto (PIB), na comparação do primeiro trimestre deste ano com o trimestre anterior, “não surpreendeu”. Por meio de nota divulgada à imprensa, a CNC informou que as vendas do comércio tinham caído 4% nesse período.

De acordo com a CNC, a expectativa de elevação da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central, que deverá chegar a 13,75% ao ano até o final de 2015, “não permitirá a reversão do atual cenário de contração da economia e do consumo final das famílias até dezembro”. A CNC espera que a economia recue 1,3% e o consumo das famílias caia 0,6% neste ano.

Apesar disso, a CNC acredita que a percepção de que a trajetória da inflação entrará em declínio poderá permitir “alguma recuperação” do PIB a partir do segundo semestre.

A Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) avaliou, também por meio de nota, que o recuo da economia já era esperado e a tendência é que ele se acentue no segundo trimestre.

A entidade, que representa os empresários de comércio do estado do Rio de Janeiro, defende uma “agenda econômica que reverta esse ciclo, incentive o investimento, reduza o peso dos impostos, aprimore a gestão das contas públicas e a estabilidade monetária”.

A nota acrescenta: “As ações por ora nesse sentido não são causas do desempenho do PIB neste ano, mas antídoto às verdadeiras - gestadas nos quatro anos anteriores”.
 

 

Tags:  CNC [4], inflação [5], trajetória [6], PIB [7], recuperação [8], declínio [9], Economia [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário