Senador acreano defende mediação do governo pela permanência de haitianos no Peru

Imagem:

Compartilhar:

Senador acreano defende mediação do governo pela permanência de haitianos no Peru

Criado em 14/08/12 17h57 e atualizado em 14/08/12 18h18
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Senador Jorge Viana (PT-AC)
Senador Jorge Viana diz que governo do Acre gastou quase R$ 2 milhões para acolher imigrantes haitianos no estado (Foto: Antonio Cruz/Arquivo ABr)

Brasília – Os haitianos que estão acampados em Iñapari, na fronteira do Peru com o Brasil, estão passando por sérias dificuldades, inclusive fome. Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), eles foram vítimas do tráfico de pessoas para o Brasil e que foram deixados pelo caminho.

O senador defendeu hoje (14) que autoridades brasileiras ajudem a mediar uma solução com o governo peruano para dar assistência humanitária aos haitianos. “É muito importante que haja uma conversa das autoridades, do Ministério de Relações Exteriores, com o governo peruano para que eles possam dar um acolhimento para esses haitianos que estão lá, para que eles possam dar uma solução”, disse.

Saiba mais:

Haitianos acampados em cidade do Peru sobrevivem de doações, diz padre brasileiro [3]

A hipótese de o governo brasileiro abrir as fronteiras para que eles entrem no Brasil, no entanto, não foi defendida por Jorge Viana, que é irmão do governador do Acre, Tião Viana. Segundo ele, o Brasil teve um comportamento exemplar com os imigrantes que bateram à sua porta, mas agora o problema precisa ser resolvido em território peruano.

“O Brasil já criou um mecanismo em que todos os haitianos que estavam aqui foram acolhidos. O governado do Acre gastou quase R$ 2 milhões no programa. O governador Tião Viana fez uma ação sem precedentes porque normalmente chama-se a [Organização das Nações Unidas] ONU para fazer ação humanitária. E o governo brasileiro criou uma política de acolher 100 haitianos por mês na embaixada. Agora tem um problema no Peru e nós não podemos [resolver]”, declarou o senador.

A grave situação dos haitianos acampados em Iñapari preocupa o governo do Acre. O secretário de Justiça, Nilson Mourão, disse hoje à Agência Brasil que o estado irá denunciar o Peru à Organização dos Estados Americanos (OEA) por não cumprir tratados nos quais se compromete a dar assistência humanitária aos imigrantes que entram em seu território.

Segundo Mourão, a representação tem o objetivo de alertar para o descumprimento de obrigações básicas com os imigrantes, como o fornecimento de alimentação. A situação dos 105 haitianos, acampados há quase quatro meses na cidade peruana, chegou “a um ponto crítico, inclusive com gente literalmente morrendo de fome”, disse. Quatro deles, de acordo com o secretário, deram entrada em um hospital da cidade de Assis Brasil, no Acre, em coma por desnutrição. A Embaixada do Brasil em Lima está em contato com o governo peruano para tratar do assunto.

Edição: Aécio Amado

Tags:  Agência Brasil [4], Portal EBC [5], haiti [6], haitianos [7], imigrantes [8], Acre [9], acampados [10], Iñapari [11], Peru [12], doações [13], Igreja Católica [14], abandono [15], água [16], alimentos [17], relento [18], Brasiléia [19], mantimento [20], arroz [21], feijão [22], óleo [23], ovos [24], enlatados [25], sardinha [26], imigração [27], fronteira [28], imigrante ilegal [29], fechamento [30], Direitos Humanos [31], ajuda humanitária [32], rota [33], Bolívia [34], Cobija [35], Tião Viana [36], Jorge Viana [37], senador [38], governador [39]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [40] Fazer uma Reclamação [40] Fazer uma Elogio [40] Fazer uma Sugestão [40] Fazer uma Solicitação [40] Fazer uma Simplifique [40]

Deixe seu comentário