one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Haitianos acampados em cidade do Peru sobrevivem de doações, diz padre brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Haitianos acampados em cidade do Peru sobrevivem de doações, diz padre brasileiro

Criado em 14/08/12 17h21 e atualizado em 20/08/12 11h51
Por Marcos Chagas Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Imigrantes haitianos em Brasileia (AC)
No início do ano, Brasileia (AC) chegou a receber mais de dois mil imigrantes haitianos até o governo federal determinar o fechamento da fronteira (Foto: Agência de Notícias do Acre/Creative Commons)

Brasília – A única assistência dada aos 105 haitianos acampados há 100 dias em Iñapari, município peruano que faz fronteira com o Acre, é prestada por particulares e pela Igreja Católica tanto do Brasil quanto do Peru. O relato foi feito à Agência Brasil pelo padre brasileiro Rutemarque Crispim, que confirmou a situação de total abandono dos imigrantes haitianos.

O padre Crispim disse que essas pessoas sobrevivem de doações e estão sem alimentos, água potável e dormem ao relento. Ele tem ido praticamente uma vez por semana a Iñapari para levar doações entregues por acreanos na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brasileia (AC).

Saiba mais:

Senador acreano defende mediação do governo pela permanência de haitianos no Peru

O pároco da igreja disse que estará novamente amanhã em Iñapari para levar mais mantimentos. Em geral, segundo ele, os haitianos recebem arroz, feijão, óleo, ovos e enlatados como sardinha. No entanto, a capacidade de mobilização é limitada e não atende a todas as pessoas.

“Há quatro dias, quando estive lá pela última vez, tirei dinheiro do bolso para comprar comida, já que lá é bem mais barato que no Acre”, disse o padre. Amanhã, ele fará um relatório sobre a situação vivida pelos imigrantes para encaminhar à coordenadora da Pastoral da Mobilidade, irmã Rosita Milesi, que enviará a avaliação para conhecimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A situação em Brasileia (AC) também começa a ficar preocupante. No início do ano, a cidade chegou a receber mais de dois mil imigrantes haitianos até o governo federal determinar o fechamento da fronteira.

O servidor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo do Acre, Damião Borges, disse à Agência Brasil que só nesta semana já entraram na cidade ilegalmente 36 haitianos. “E continua a chegar mais, nós estamos ficando preocupados”, acrescentou ele. Damião é responsável pela coordenação de ajuda humanitária a essas pessoas.

Damião explicou que os haitianos mudaram a rota para entrar no Brasil. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos compatriotas acampados em Iñapari, o servidor público acreano explicou que os outros que chegam quase que diariamente optaram por outra trilha, pela Bolívia, até Cobija, por onde entram no Brasil pela cidade de Brasiléia.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário