Wikileaks divulga documentos sobre políticas de detenção dos EUA

Imagem:

Compartilhar:

Wikileaks divulga graves violações de direitos humanos cometidas pelos EUA

Criado em 25/10/12 15h09 e atualizado em 25/10/12 15h20
Por Télam [2]

Wikileaks divulga documentos sobre políticas de detenção dos EUA
Wikileaks divulga documentos sobre políticas de detenção dos EUA (Télam)

O site Wikileaks anunciou que iniciará nas próximas horas a divulgação de mais de uma centena de documentos classificados ou restritos sobre as políticas de detenção do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.  Até o final de  novembro, o site pretende divulgar em ordem cronológica as políticas de detenção militar utilizadas pelo país ao longo da última década, segundo informou comunicado divulgado no site da organização [3].

As revelações prometem causar um novo embaraço aos Estados Unidos, já que a organização assegura que os documentos incluem manuais de interrogatório e procedimentos rotineiros levados a cano na última década em centros de detenção militares em Guantánamo (Cuba), Abu Ghraib e Bucca (Iraque) e Europa, segundo informou o próprio portal por meio de um comunicado em seu site.

Leia também:

Equador mostra preocupação com a saúde de Assange [4]


Varios documentos de 2004, 2005 e 2008 relatam as políticas que haviam por trás dos interrogatórios dos detentos. Segundo o Wikileaks, a violência física direta estava proibida porque a política de aterrorizar os detentos durantes os interrogatórios, combinada com a destruição de provas, permitiram abusos e impunidade.

“Esse documento é de vital importância já que a Bahia de Guantánamo se tornou um símbolo de violações sistemáticas aos direitos humanos”, destacou o fundador do Wikileaks, Julian Assange, em entrevista à agência de notícias Europa Press.

“Como é possível que o Wikileaks mostre os procedimentos empregados em Guantánamo durante três anos e os demais meios de comunicação do mundo não publicaram nada?” perguntou Assange que se encontra refugiado na Embaixada do Equador em Londres [5].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário