Politburo vai definir o futuro político da China

Imagem:

Compartilhar:

Hu Jintao deixa cargo de líder do Partido Comunista Chinês

Criado em 14/11/12 08h50 e atualizado em 14/11/12 09h32
Por Agência Lusa

Hu Jintao defende ampliação da reforma econômica na China
O ex secretário-geral do Partido Comunista, Hu Jintao, abre caminho para nova geração de líderes (José Cruz / ABr)

Pequim, 14 nov (lusa) - O vice-presidente chinês, Xi Jinping, e o "número dois" do governo, Li Keqiang, foram os primeiros nomes do novo Comitê Central do Partido Comunista (PCCh) [2] anunciados nesta quarta-feira (14), confirmando-os como o núcleo da próxima liderança. O atual presidente Hu Jintao deixa o cargo o secretário-geral do partido, abrindo caminho para que Xi Jinping assuma o posto de presidente chinês em março de 2013. O novo Comitê Central foi eleito por voto secreto na sessão de encerramento do 18º Congresso do PCCh.

É comum que o secretário-geral do PCCh também seja eleito o presidente do país. Você sabe como o Partido Comunista define o futuro da China?  [3]

Saiba mais

Entenda a transformação econômica da China [4]

Partido Comunista Chinês quer mais “democracia interna", mas sem abdicar do poder [5]

Cerca de 2.300 delegados e "convidados especiais", entre os quais o ex-presidente Jiang Zemin e dezenas de outros antigos líderes, participaram na votação.

O Comitê Central, constituído por cerca de 370 elementos (efetivos e suplentes), vai escolher na quinta-feira (15) os 25 membros do Polibturo – escritório político - e o respetivo Comitê Permanente, a cúpula do poder na China.

Xi Jinping deverá substituir o presidente Hu Jintao na chefia do partido e Li Keqiang é apontado como o próximo primeiro-ministro.

Os outros oito nomes do novo Comitê Central já divulgados, entre os quais Wang Qishan (vice-primeiro-ministro) e Wang Yang (primeiro secretário do PCCh na província de Guangdong), são também os mais cotados para o Comitê Permanente do Politburo. A lista inclui uma mulher, a conselheira de Estado Liu Yandong, e os líderes do PCCh em Xangai e Chongqing, Yu Zhengsheng e Zhang Dejiang, respectivamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [73] Fazer uma Reclamação [73] Fazer uma Elogio [73] Fazer uma Sugestão [73] Fazer uma Solicitação [73] Fazer uma Simplifique [73]

Deixe seu comentário