one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A China tem reforçado o investimento público nas Forças Armadas do país

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a transformação econômica da China

Criado em 07/11/12 17h40 e atualizado em 07/11/12 18h36
Por Portal EBC Fonte:CCIB

China - 2
O padrão da reforma consiste basicamente no papel principal que o setor público desempenha ao lado de setores não-públicos, como empresas privadas e individuais (Foto: Stig Nygaard/CC)

A reforma econômica iniciada na China no final da década de 70 é apontada como o principal motivo que levou o país a apresentar o vertiginoso crescimento das últimas décadas e chegar ao posto de 2ª maior economia do mundo.

Neste ano, o país que detém o maior mercado consumidor do planeta - 500 milhões de clientes potenciais - obteve o maior ritmo de expansão entre os países do G-20, de 1,8% no primeiro trimestre.

O plano de reforma econômica em curso prevê  uma economia de mercado socialista relativamente completa em vigor até 2020 e há previsões de que até 2030 a China seja a maior economia do mundo.

Entenda as eleições na China

O padrão da reforma consiste basicamente no papel principal que o setor público desempenha ao lado de setores não-públicos, como empresas privadas e individuais, para alcançar o desenvolvimento comum do país.

Controle do estado

Durante os primeiros 30 anos da República Popular da China, fundada em 1949 por Mao Tsé-Tung, o governo aplicou um sistema de economia planificada, com produção industrial e agrícola controlada pelo estado. O controle ocorria desde o armazenamento até a venda de mercadorias e determinava quantidade, variedade e preços em todos os níveis de comércio, fixados por meio do planejamento estatal. Esse modelo proporcionou ao país uma economia estável, mas limitou seu crescimento.

Reformas

As reformas econômicas começaram nas áreas rurais em 1978, e foram estendidas para o perímetro urbano em 1984. Em 1992, após cerca de 10 anos de reforma para a  criação de uma economia socialista de mercado, o governo estabeleceu os princípios fundamentais da reestruturação econômica, que incentiva o desenvolvimento mas mantém o predomínio do setor público.

A reforma prevê a criação de um sistema empresarial moderno para atender às exigências da economia de mercado e a formação de um sistema de mercado unificado e aberto em toda a China, ligando os mercados doméstico e internacional, além da formulação de um sistema de segurança social adequado à China.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário