Representantes de 22 governos da região se reuniram nesta quinta-feira (10) em Caracas e aprovaram declaração de apoio a Hugo Chávez

Imagem:

Compartilhar:

Governos da América Latina e Caribe dão respaldo a Hugo Chávez

Criado em 10/01/13 14h54 e atualizado em 10/01/13 15h05
Por Portal EBC*

Governos da América Latina e Caribe dão respaldo a Hugo Chávez
Representantes de 22 governos da região se reuniram nesta quinta-feira (10) em Caracas e aprovaram declaração de apoio a Hugo Chávez (Agência Venezuelana de Notícias)

Dois organismos multilaterais, com representação de 22 governos da região, se reuniram nesta quinta-feira (10) em Caracas, capital da Venezuela, para reiterar seu respaldo ao presidente Hugo Chávez e aprovaram uma declaração conjunta em que apoiam a decisão do Tribunal Superior de Justiça, que decidiu nesta quarta-feira que Chávez continua no comando do país, apesar de não ter condições de fazer o juramento perante a Assembleia Nacional do país nessa data [2].

“Respeitamos a decisão do TSJ, instituição que tem a competência e disposição da interpretação da Constituição onde se manteve a supremacia do estado de Direito de que nada pode mudar a vontade do povo expressada nas últimas eleições presidenciais”, diz o texto lido pelo vice-presidente da Venezula Nicolás Maduro.

A reunião realizada no Palácio Miraflores e presidida por Maduro contou com a participação de países que compõem a  Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), e Petrocaribe.

A Alba, criada em 2004 por Cuba e Venezuela, como uma alternativa para a Alca (Área de Livre comércio das Américas) com o objetivo de promover a integração econômica regional com uma visão de bem-estar social, além do muto auxílio econômico e hoje  tem a participação  de Bolívia, Nicarágua, Equador, Antigua e Barbuda e São Vicente e Granadinas.

Já o  Petrocaribe nasceu em 2005 com  participação de 14 nações, com propósito de fazer a integração dos povos da América Central e do Caribe, por meio da cooperação energética, fundamentada no intercambio favorável e equitativo entre os países. A iniciativa, agrupa hoje 18 países e fomenta o desenvolvimento econômico e social da região. Entre os membros do Petrocaribe estão Honduras, Guatemala, República Dominicana, Haiti, Nicarágua e Jamaica. Argentina e Uruguai também participaram da reunião.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur [3] e da agência pública de notícias da Venezuela, AVN [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário