Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Ex-presidente da Colômbia elogia papel de Chávez nas negociações entre governo e Farc

Criado em 07/02/13 23h46 e atualizado em 08/02/13 08h11
Por Leandra Felipe * Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente EBC [2]

FARC - helicópteros - Ajuda humanitária do Brasil
Ex-presidente da Colômbia elogia papel de Chávez nas negociações entre governo e Farc (Globovision/Creative Commons)

Bogotá - O ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper (1994-1998), elogiou hoje (7) o papel do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas conversações de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“O povo colombiano tem motivos para agradecer ao presidente Chávez por seu trabalho nos resgates de prisioneiros [das Farc] e nos esforços pela paz na Colômbia”, disse durante entrevista à agência de notícias EFE, na República Dominicana, país onde participa de uma conferência sobre segurança. Samper destacou a capacidade de persuasão de Chávez sobre os dirigentes da guerrilha, para que eles se sentassem para dialogar com o governo colombiano.

Leia também:

Presidente colombiano diz estar otimista sobre negociações com as Farc [3]

Religiosos, políticos e sociedade civil da Colômbia querem mediar acordo para libertar reféns sob poder da guerrilha [4]

Farc rejeita crítica a novos sequestros e ao processo de paz [5]

O ex-presidente também elogiou ao atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Segundo Samper, Santos “demonstrou que é melhor ter boas relações com os vizinhos e que as diferenças podem ser resolvidas de forma amigável”.

Samper disse que graças a Santos “na Colômbia agora se vive um ar diferente” porque o país recuperou as boas relações com seus vizinhos e se esforçou para tornar possível a negociação de paz.

Por outro lado, Samper acusou o ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) pela forma com que ele manteve relações com a Venezuela durante sua gestão. “Uribe deixou a Colômbia à beira de uma guerra”, disse.

Samper e Uribe têm tido posturas diferentes em relação ao governo Santos. Uribe, que ajudou a eleger Santos, tornou-se um dos principais adversários políticos do atual presidente por discordar da tentativa de um acordo de paz. Samper, por sua vez, tem apoiado o processo e o atual governo desde o início das negociações pelo fim do conflito armado.

* Com informações da Telesur [6]

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário