one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Religiosos, políticos e sociedade civil da Colômbia querem mediar acordo para libertar reféns sob poder da guerrilha

Criado em 06/02/13 08h13 e atualizado em 06/02/13 08h27
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

FARC - helicópteros - Ajuda humanitária do Brasil
Religiosos, políticos e sociedade civil da Colômbia querem mediar acordo para libertar reféns sob poder da guerrilha. (Globovision/Creative Commons)

Brasília – Religiosos, políticos e representantes da sociedade civil se ofereceram para mediar um acordo entre o governo da Colômbia e o Exército da Libertação Nacional (ELN) na tentativa de libertar oito reféns. No grupo dos sequestrados estão cinco estrangeiros e três colombianos. No último dia 18, o ELN, segunda maior guerrilha do país atrás apenas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), sequestrou o grupo.

De acordo com dados oficiais, no grupo estão os geólogos peruanos Javier Leandro Ochoa e José Antonio Mamani, o canadense Jernot Wobe,  e três colombianos: William Batista, Manuel Zabaleta, e um terceiro que não teve o nome revelado. Os oito reféns são funcionários da empresa Geo Explorer que atua na região de Norosi, no estado de Bolívar, Norte da Colômbia.

Leia também:

Engenheiros sequestrados na Colômbia são libertados

Autoridades colombianas, Farc e EP retomam negociações para acordo de paz

O ELN informou ainda que estão sob o seu poder os alemães Breur Uwe e Breuer Günther Otto. Segundo a guerrilha, ambos são “espiões” e foram capturados em Catatumbo, na fronteira com a Venezuela. A Embaixada da Alemanha na Colômbia confirmou que os dois cidadãos são aposentados e faziam turismo quando foram sequestrados.

Integrantes do ELN disseram estar disponíveis para negociar com o governo colombiano. Porém, para as autoridades do país, o início das negociações está atrelado ao fim dos sequestros promovidos pela guerrilha. O Exército da Libertação Nacional tem aproximadamente 2,5 mil integrantes e atua no país há 40 anos, principalmente na  fronteira com a Venezuela.

Colocaram-se à disposição para mediar um acordo os ex-candidatos à Presidência da República da Colômbia Horacio Serpa e Antonio Navarro; o ex-procurador Jaime Bernal Cuéllar, os padres Echeverri Gabriel Izquierdo e Mario Gómez, entre outras pessoas.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário