Vaticano foto externa

Imagem:

Compartilhar:

Gostaria de ter uma Igreja pobre e para os pobres, diz papa Francisco

Criado em 16/03/13 09h21 e atualizado em 16/03/13 10h07
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC [2]

Capela Sistina
Vista externa da Capela Sistina (Richard / Creative Commons)

Vaticano – Na sua primeira audiência com a imprensa, o papa Francisco disse neste sábado (16) que gostaria de ter uma Igreja pobre e destinada aos pobres. “Como eu gostaria de ter uma Igreja pobre para os pobres”, disse ele, explicando em seguida que esse era o sentido da sua escolha pelo nome Francisco.

O papa contou que se inspirou nas palavras do cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes, que é arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação de Bispos, para escolher seu nome. Francisco disse ter ouvido de dom Hummes, durante a eleição, a seguinte recomendação:  “Não se esqueça dos pobres”. Em seguida, dom Hummes o abraçou e beijou.

Leia também:

Hummes: Papa Francisco significa novo tempo da Igreja [3]

Papa revela que palavras de dom Cláudio Hummes inspiraram escolha do nome Francisco [4]

Imprensa e Igreja têm pontos de proximidade, diz papa aos jornalistas [5]

Em breve audiência com imprensa, papa demonstra humor e leveza [6]

O papa disse que, ao ouvir as palavras do cardeal brasileiro, pensou em São Francisco de Assis, aquele que não só defendia os pobres como a paz. “Imediatamente me veio à mente São Francisco, o defensor dos pobres, que combatia as guerras e o homem da paz”, disse o papa, em italiano.

O pontífice disse que também recebeu sugestões para escolher o nome de Adriano em alusão ao papa Adriano VI, reformador e considerado moderno. O papa disse também ter recebido sugestão para escolher o nome Clemente. “Mas aí eu disse: 'Não, Clemente foi o papa que pensou em extinguir a ordem dos jesuítas, a minha. Isso não posso fazer”, contou.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [22] Fazer uma Reclamação [22] Fazer uma Elogio [22] Fazer uma Sugestão [22] Fazer uma Solicitação [22] Fazer uma Simplifique [22]

Deixe seu comentário