John Kerry deve ser indicado ainda hoje secretário de Estado dos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Lançamento de míssil norte-coreano seria grande erro, diz Kerry

Criado em 12/04/13 12h29 e atualizado em 12/04/13 12h35
Por © Rádio França Internacional [2]

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira (12) em visita à Coreia do Sul que o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, cometerá um grande erro se continuar com seus planos de disparar um míssil. "Se Kim Jong-Un decidir lançar um míssil, seja sobre o mar do Japão ou em qualquer outra direção, estará escolhendo obstinadamente ignorar a comunidade internacional", disse Kerry aos jornalistas em Seul.

Leia também:

Japão diz que está pronto para responder a qualquer ameaça da Coreia do Norte [3]

Kerry declarou que a Coreia do Norte ficará ainda mais isolada se lançar uma guerra na região. "Os norte-coreanos querem alimentos, não um líder que mostre seus músculos", disse o chefe da diplomacia americana.

Kerry pediu uma vez mais à China, único aliado de peso da dinastia comunista norte-coreana, que procure acalmar Pyonyang. "Os dirigentes norte-coreanos devem se preparar para viver segundo as obrigações e os critérios internacionais, que eles aceitaram", declarou Kerry. "A China tem um enorme potencial para marcar a diferença sobre este tema", completou.

Amanhã, Kerry viajará a Pequim e no domingo irá ao Japão.

Em Seul, Kerry reuniu-se com a nova presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, manifestando apoio à "visão" do novo governo sul-coreano a favor da construção de um vínculo de confiança com a Coreia do Norte. A chegada da nova presidente ao poder coincidiu, no entanto, com a escalada verbal norte-coreana.

A visita de Kerry coincide com a divulgação de um documento militar nos Estados Unidos segundo o qual a Coreia do Norte já teria capacidade de desenvolver uma ogiva nuclear pequena o suficiente para ser lançada por um míssil. A informação, que veio da inteligência militar americana, aumentou os temores em países que podem ser alvo de um ataque de Pyongyang, como o Japão. Mas ela foi desmentida pelo próprio Pentágono.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul também disse, através de um porta-voz, que os norte-coreanos ainda não têm o domínio sobre essa tecnologia, embora já tenham realizado três testes nucleares.

Imagens divulgadas pela Coreia do Norte mostraram a população se preparando para as festas de comemoração do aniversário do fundador da república comunista, Kim Il-Sung, avô do atual ditador, Kim Jong-Un.

O Japão e as forças americanas estacionadas na região mantêm o estado de alerta máximo diante da possibilidade de Pyongyang lançar mísseis de médio alcance de sua costa leste a qualquer momento.

*Com a correspondente em Tóquio, Claudia Sarmento

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [78] Fazer uma Reclamação [78] Fazer uma Elogio [78] Fazer uma Sugestão [78] Fazer uma Solicitação [78] Fazer uma Simplifique [78]

Deixe seu comentário