Santuário em Fátima

Imagem:

Compartilhar:

Igreja estima que 37 mil peregrinos visitem Fátima para celebrar 96 anos da aparição de Nossa Senhora

Criado em 13/05/13 07h46 e atualizado em 13/05/13 08h29
Por Gilberto Costa Edição:Talita Cavalcante Fonte: Correspondente da Agência Brasil / EBC [2]

Santuário em Fátima
Santuário em Fátima (Beyond Forgetting / Creative Commons)

Lisboa - Trinta e sete mil pessoas devem chegar até o fim do dia de hoje (13), a pé, à cidade de Fátima – interior de Portugal – para celebrar os 96 anos da aparição de Nossa Senhora. O número estimado de peregrinos é maior do que o do ano passado. Segundo a Igreja Católica, mais de 7 mil pessoas devem visitar o Santuário de Fátima este ano.

Em 13 de maio de 1917, três crianças – Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos) – disseram ter visto Nossa Senhora pairando sobre uma árvore de azinheira.

Leia mais:

Canonizada no Vaticano, madre Laura é a primeira santa colombiana [3]

 

Em torno da árvore se ergueu o santuário que, nas celebrações de hoje e de ontem (12), deve reunir peregrinos de 32 países. De acordo com a agencia de notícias Ecclesia, ligada à Igreja Católica, há 166 grupos de visitantes e, entre os peregrinos estrangeiros, os mais numerosos são brasileiros, italianos e poloneses.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, preside a peregrinação internacional a Fátima. Na missa celebrada ontem no Santuário de Fátima, o arcebispo agradeceu aos portugueses pela fé transmitida aos brasileiros. Ele disse que no Brasil, em todas as cidades onde houve migração portuguesa, há “uma Igreja, um oratório, alguma referência a Nossa Senhora de Fátima”.

Apesar da forte herança lusitana, a Igreja Católica está preocupada com a redução no número de fiéis no Brasil. Segundo a agência pública de notícias de Portugal Lusa, houve diminuição de 1,6 milhão de fiéis em dez anos. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o catolicismo se mantém como religião majoritária entre os brasileiros, a proporção caiu de 73,6% da população para 64,6% na última década. A porcentagem é inferior à verificada em outros países da Europa como Portugal, onde oito em cada dez habitantes se declaram católicos.

Segundo Dom Orani João Tempesta, “há uma conjugação de vários fatores” para a explicar a diminuição no número de fiéis católicos no Brasil, tais como a migração das pessoas das zonas rurais para as cidades.

Em dias de fé e peregrinação, a crise econômica em Portugal não foi esquecida. O bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, disse que é necessário “um consenso básico fundamental” para sair da crise, evitar o aumento da pobreza na população e retomar o desenvolvimento do país.

A crise econômica, que já provocou o desemprego de mais de 950 mil pessoas [4] em Portugal, causa turbulência política inclusive dentro do governo [5]. De acordo com a  Agência Ecclesia, o bispo de Leiria-Fátima fez um apelo para que o país busque consenso. “É um apelo a todos os responsáveis – não só aos que estão no governo, mas aos de outros partidos – aos parceiros sociais e a todos os atores da vida social, para sentirem esta questão como sua, vendo que é todo o povo que sofre”, disse Dom António Marto.

Edição: Talita Cavalcante

Tags:  96 anos [6], Agência Brasil [7], aparição [8], EBC [9], Fátima [10], igreja [11], Igreja Católica [12], Internacional [1], nossa senhora [13], Portugal [14], lisboa [15], Trinta e sete [16], mil [17], Pessoas [18], fim do dia [19], hoje [20], à pé [21], cidade [22], interior [23], celebrar [24], número [25], estimado [26], peregrinos [27], Igreja Católica [12], visitar [28], Santuário de Fátima [29], crianças [30], árvore [31], azinheira [32], celebrações [33], Ecclesia [34], agência [35], brasileiros [36], italianos [37], poloneses [38], arcebispo [39], Rio de Janeiro [40], Dom Orani João Tempesta [41], peregrinação [42], Internacional [1], missa [43], herança lusitana [44], catolicismo [45], maioria [46], católicos [47], brasil [48], migração [49], zonas rurais [50], crise econômica [51], aumento da pobreza [52], desenvolvimento [53], apelo [54], governo [55], Notícias [56]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [57] Fazer uma Reclamação [57] Fazer uma Elogio [57] Fazer uma Sugestão [57] Fazer uma Solicitação [57] Fazer uma Simplifique [57]

Deixe seu comentário