Gás Sarin, arma química

Imagem:

Compartilhar:

Peritos independentes confirmam uso de armas químicas na Síria

Criado em 04/06/13 08h34 e atualizado em 04/06/13 08h42
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

Gás Sarin, arma química
Peritos independentes confirmam uso de armas químicas na Síria (bixentro / Creative Commons)

Brasília – A comissão independente da Organização das Nações Unidas (ONU) para investigar o conflito na Síria confirmou hoje (4) o uso de armas químicas no confronto. Presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, a comissão ainda é composta pela norte-americana Karen Koning Abuzayd, pela suíça Carla del Ponte e pelo tailandês Vtit Muntarbhorn. Há 25 meses, a Síria vive uma crise que matou mais de 90 mil pessoas.

"Existem fundamentos razoáveis para acreditar que tenham sido usados agentes químicos como armas", diz o relatório da comissão. “[Mas] não é possível identificar os agentes exatos, os sistemas de distribuição ou os autores."

Leia também:

Franceses investigarão suspeita de uso de armas químicas na Síria [3]

ONU nega certeza sobre uso de armas químicas na Síria pelos rebeldes [4]

De acordo com o relatório, há denúncias de que tanto os agentes de segurança ligados ao governo quanto integrantes da oposição usem armas químicas. Os peritos suspeitam, entretanto, de que a maior parte dos casos envolva integrantes do governo.

"É possível que grupos armados antigovernamentais possam ter acesso e usem armas químicas. Mas não há provas claras de que esses grupos possuam esse tipo de arma ou os imprescindíveis sistemas de distribuição", diz o texto.

A comissão pediu ao governo de Bashar Al Assad que permita a entrada no país dos peritos designados pela ONU para investigar o uso de armas químicas. Para a comissão independente, o uso de agentes químicos é uma consequência dos "novos níveis de brutalidade atingidos pelo conflito".

"As forças governamentais e as milícias que as apoiam atacaram e cercaram sistematicamente cidades em todo o país, fazendo dos civis reféns ao controlar a distribuição de comida, água, medicamentos e eletricidade."

No relatório, a comissão reitera que os dois lados do conflito cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade por não terem evitado que os civis sejam vítimas inocentes de ataques deliberados e por terem cometido assassinatos e torturas, entre outros crimes.

Atualmente, um terço da população síria, 6,8 milhões de pessoas, precisa de ajuda para sobreviver. Desse total, 1,6 milhão vive como refugiado nos países vizinhos e 4,2 milhões sobrevivem como deslocados internos na Síria.  

 

*Com informações da Lusa [5] 

 

Edição: Lílian Beraldo

Tags:  armas químicas [6], Bashar Al Assad [7], conflito [8], crise [9], Internacional [1], ONU [10], refugiados [11], Síria [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário