one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gás Sarin, arma química

Imagem:

Compartilhar:

ONU nega certeza sobre uso de armas químicas na Síria pelos rebeldes

Criado em 06/05/13 13h01 e atualizado em 06/05/13 13h14
Por Renata Giraldi* Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Gás Sarin, arma química
ONU nega certeza sobre uso de armas químicas na Síria pelos rebeldes (bixentro / Creative Commons)

Brasília – Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (6)  não ter encontrado até o momento provas conclusivas do uso de armas químicas tanto pela oposição como pelo governo do presidente sírio Bashar Al Assad. A crise na Síria dura dois anos e mais de 70 mil pessoas morreram, segundo a ONU.

A informação foi divulgada pela comissão internacional independente após um de seus membros ter dito que havia evidências de que os rebeldes tinham usado armamento químico. Carla Del Ponte, que integrou a comissão, disse que havia "suspeitas fortes e concretas” sobre o uso do gás sarin. Segundo ela, a conclusão se baseava em relatos de vítimas e profissionais de saúde.

Porém, a integrante da comissão admitiu que “não havia provas incontestáveis". Carla Del Ponte, que foi procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia, não deu detalhes sobre onde e quando o gás sarin teria sido utilizado.

Carla Del Ponte disse ainda que os investigadores da ONU têm atuado nos países vizinhos à Síria, entrevistando vítimas, médicos e autoridades hospitalares.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário